UFMT

UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está localizada em Cuiabá (câmpus-sede) e em outras quatro cidades – Rondonópolis (Sul), Barra do Garças e Pontal do Araguaia (Leste), Sinop (Norte). Estão em construção o câmpus de Várzea Grande, cidade contígua à Capital, e a Unidade II do Câmpus de Cuiabá. Criada em 1970, a UFMT é a mais abrangente instituição de ensino superior no Estado, com presença marcante em todas as regiões de Mato Grosso, um território superior a 900 mil quilômetros quadrados. Além dos câmpus, a UFMT está presente em 17 polos de educação a distância, tem uma base de pesquisa no Pantanal e fazendas experimentais em Santo Antônio do Leverger (30 km de Cuiabá) e em Sinop, dois hospitais veterinários e o Hospital Universitário Júlio Müller, cem por cento SUS.

A UFMT é composta por 31 institutos e faculdades, já formou mais de 50 mil profissionais e tem, hoje, mais de 32 mil alunos em seus 106 cursos de graduação. Nos 60 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), a instituição conta com 563 doutorandos e 1647 mestrandos.  Na pesquisa registrou 1422 projetos (em andamento) no ano de 2015 e homologou outros 442 no ano de 2016, sendo responsável pela maior produção científica de Mato Grosso, integrando redes nacionais e internacionais de investigação.

No apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão, a UFMT possui laboratórios de áreas específicas e de uso coletivo, como o herbário e o biotério; conta com zoológico, ginásio de esportes, parque aquático, museus, teatro, orquestra, coral e com o maior sistema de bibliotecas do Estado, somando mais de 19 mil volumes.

Para incentivar o interesse pela ciência, pela docência e pelas ações junto à comunidade, a UFMT ofereceu, em 2016, 689 bolsas de graduação, de iniciação científica e de extensão. Para assegurar a permanência do aluno na Universidade até a conclusão do curso de graduação, ofereceu 4279 bolsas de assistência estudantil em 2015. Mantém restaurantes universitários nos quatro campi, oferecendo café da manhã, almoço e jantar, servindo aproximadamente 2500 refeições por dia.

Para atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão, a UFMT conta atualmente com 1904 docentes e 1576 técnicos administrativos.

 

Texto: Tais Marie Ueta/ SECOMM