O Evento

Vagas limitadas (120)

O III PromovEAD é promovido pela Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) da Universidade Federal de Mato Grosso e Associação Universidade em Rede (UniRede). O evento será realizado nos dias 2 e 3 de Agosto de 2017, no Auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, Mato Grosso. O PromovEAD tem por objetivo abordar a importância da comunicação institucional para a divulgação da educação pública aberta e a distância no país, dentro e fora das instituições de ensino público, por meio de atividades como conferências, mesas-redondas, debates e apresentação de trabalhos

O PromovEAD é um espaço para troca de conhecimento entre profissionais da área de comunicação, dirigentes, colaboradores de secretarias e centros de educação aberta e a distância de instituições públicas de ensino superior (licenciatura, bacharelado e tecnológicos) e de instituições públicas de ensino que ofertam cursos técnicos (nível médio profissionalizante) a distância.

As discussões serão organizadas a partir de dois eixos:

Eixo 1 - Experiências Institucionais de Comunicação da Educação Aberta e a Distância

Eixo 2 - Estratégias de Comunicação em Educação Aberta e a Distância

Com o propósito de desenharmos um panorama da realidade na área de comunicação das instituições de públicas de ensino superior (licenciatura, bacharelado e tecnológicos) e das instituições públicas de ensino que ofertam cursos técnicos (nível médio profissionalizante) a distância, apresentamos a estrutura básica que os trabalhos deverão contemplar. Sugerimos, ainda, que todos os trabalhos apresentem dados do interstício de 5 anos.

Ao sugerirmos uma estrutura que contemple dados/tabelas para a apresentação, intencionamos, ao final do evento, compilar as informações e elaborar um trabalho analítico das instituições, comparando indicadores, desafios e obstáculos e estratégias inovadoras das instituições participantes. 

Dependendo da qualidade/volume dos trabalhos, a UniRede avaliará a possibilidade da publicação de um número especial da Revista EmRede (http://aunirede.org.br/revista) com os dados apresentados pelas instituições. Para ampliar a divulgação do III PromovEAD, os trabalhos deverão ser escritos em formato de artigo científico. Para tanto, os trabalhos deverão contemplar as informações elencadas a seguir.

Confira:

Chamada de Trabalhos (docx)

Chamada de Trabalhos (pdf)

A Sede

Local:

Universidade Federal de Mato Grosso

Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec)

Auditório

3º andar

Datas Importantes

Inscrições simples (sem submissão de trabalhos)

01/06 a 27/07/2017

Inscrição com submissão de trabalhos

01/06/2017 a 18/07/2017

Avaliação dos trabalhos

15/07/2017 a 19/07/2017

Envio do pôster (arquivo .ppt/pptx)

26/07/2017

Envio da versão final do artigo completo para inclusão nos anais do evento

21/07/2017

Chamadas de Trabalhos

Vagas limitadas (120)

O III PromovEAD é promovido pela Secretaria de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso (Setec) e Associação Universidade em Rede (UniRede). O evento será realizado nos dias 2 e 3 de Agosto de 2017, no Auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, Mato Grosso. O PromovEAD tem por objetivo abordar a importância da comunicação institucional para a divulgação da educação pública aberta e a distância no país, dentro e fora da Universidade, por meio de atividades como conferências, mesas-redondas, debates e apresentação de trabalhos

O PromovEAD é um espaço para troca de conhecimento entre profissionais da área de comunicação, dirigentes, colaboradores de secretarias e centros de educação aberta e a distância de instituições públicas de ensino superior e de instituições públicas de ensino que ofertam cursos técnicos (nível médio profissionalizante) a distância.

As discussões serão organizadas a partir de dois eixos:

Eixo 1 - Experiências institucionais de comunicação da Educação Aberta e a Distância

Eixo 2 - Estratégias de Comunicação em Educação Aberta e a Distância

Com o propósito de desenharmos um panorama da realidade na área de comunicação das instituições de públicas de ensino superior e das instituições públicas de educação profissional e tecnológica, apresentamos a estrutura básica que os trabalhos deverão contemplar. Sugerimos, ainda, que todos os trabalhos apresentem dados do interstício de 5 anos.

Ao sugerirmos uma estrutura que contemple dados/tabelas para a apresentação, intencionamos, ao final do evento, compilar as informações e elaborar um trabalho analítico das instituições de ensino, comparando indicadores, desafios e obstáculos e estratégias inovadoras das instituições participantes. 

Dependendo da qualidade/volume dos trabalhos, a UniRede avaliará a possibilidade da publicação de um número especial da Revista Em Rede (http://aunirede.org.br/revista) com os dados apresentados pela instituições de ensino. Para ampliar a divulgação do III PromovEAD, os trabalhos deverão ser escritos em formato de artigo científico, a fim de que possam compor um número especial da Revista de Educação a Distância – Em Rede sobre os temas do III PromovEAD. Para tanto, os trabalhos deverão contemplar as informações elencadas a seguir.

 Confira: Chamada de Trabalhos

Programação

02/08/2017

07h30

Credenciamento  

08h00 - 08h30

Sessão de abertura   

08h30 - 09h15

Conferência - O que é Educação Presencial, a Distância e Aberta? 

Kátia Morosov - Instituto de Educação/UFMT

Objetivo: Caracterizar a Educação Presencial, a Educação a Distância e a Educação Aberta a partir de suas especificidades, tomando por base aspectos legais e acadêmicos de cada uma delas.

09h15 - 10h00

Conferência - O que é notícia em uma organização?

Mariângela Sólla López - Faculdade de Comunicação e Artes/UFMT

Objetivo: Apresentar estratégias para promoção e divulgação das atividades de Educação Aberta e Distância das instituições públicas de ensino

10h00 - 10h30

 Intervalo

10h30 - 12h00

Mesa-redonda

Perspectivas para a divulgação da Educação Aberta e a Distância no Brasil e no Exterior

Objetivo: Promover a Educação Aberta e a Distância no país e no exterior, considerando a interlocução do setor governo e as instituições públicas de educação.

Convidados:

- Carlos Cezar Modernel Lenuzza - Diretor de Educação a Distância DED/CAPES/MEC

- Maria das Graças Nery - Coordenadora-Geral de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância da SETEC/MEC

- Rossana Valéria de Souza e Silva - Diretora Executiva do Grupo Coimbra

- Alexandre Martins dos Anjos - Representante Regional Centro-Oeste da UniRede (Mediador)

12h30 - 14h00

Intervalo 

14h00 - 15h30

Mesa-Redonda

Estratégias para promoção e desenvolvimento da Educação Aberta e a Distância no Brasil em instituições públicas de Educação

Objetivo: Conhecer as principais articulações que tem  sido realizadas em prol da Educação Aberta e a Distância no país, em uma perspectiva das associações que representam as instituições públicas de educação no Brasil.

Convidados:

- Wilson Conceiani - Diretor administrativo do Conif - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

- Marcus Tomasi - Presidente da Câmara de EaD da Abruem - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

- Representante da Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior

- Maria Teresa Menezes Freitas - Vice-Presidente da Unirede

16h00 - 17h30

Apresentação de trabalhos (pôsteres)

- Local: Secretaria de Tecnologia Educacional - Setec/UFMT

-Apresentação cultural - UFMT com a Corda Toda

Local: Secretaria de Tecnologia Educacional - Setec/UFMT

  

  

03/08/2017

08h00 - 09h00

Apresentação de trabalhos (pôsteres)

Local: Secretaria de Tecnologia Educacional - Setec/UFMT  

09h00 - 10h30

Mesa-Redonda

Como promover e dar visibilidade a Educação Aberta e a Distância em instituições públicas?

Objetivo:

Ouvir as experiências dos profissionais da área de comunicação e dirigentes de EAD das instituições públicas de ensino, promovendo um debate sobre como poderíamos melhorar a comunicação interna e externa promovendo a visibilidade da Educação Aberta e a Distância. Ao final do debate, os mediadores irão elaborar uma carta com sugestões ou propostas.

Convidados:

- Elisa Tuler de Albergaria - Representante das Universidades Federais na UniRede

- Aline Pinto Amorim - Representante dos Institutos Federais na UniRede

- Gabriela Maria Dutra de Carvalho - Representante das Universidades Estaduais na UniRede

- Maria Lúcia Cavalli Neder - Ex Reitora da UFMT

- Marcelo Marques - Professor responsável pela área de Comunicação no CEaD/UFU

10h30 - 12h00

Mesa-redonda

Conhecendo a UNIREDE e estratégias para comunicação institucional

Objetivo: apresentar a UniRede e suas estratégias para comunicação  institucional e científica. O ESUD. Os Encontros Regionais. Como se associar. Revista da UniRede. Portal de Recursos Educacionais Abertos - (REA)

Convidadas:

- Ivete Martins Pinto/FURG

- Mára Lúcia Fernandes Carneiro/UFRGS

Contato

Universidade Federal de Mato Grosso

Secretaria de Tecnologia Educacional

E-mail: promoveadcuiaba@gmail.com

Telefone: 65 3615-6242

Inscrições

Para participar do III PromovEAD é necessário realizar sua inscrição. Com ela você terá direito ao acesso e a participação nas atividades do evento, recebimento de material, apresentação de trabalhos e certificados de participação e apresentação de trabalho emitidos pela UFMT. Cada inscrito poderá apresentar até dois trabalhos, um em cada eixo, sendo que cada trabalho deverá ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas no total.

O trabalho poderá ter um autor e quatro coautores. Entretanto, cada participante poderá apresentar apenas um trabalho como autor principal. O III PromovEAD é um evento gratuito.

PARA INSCRIÇÃO SIMPLES (para ouvintes e coautores - GRATUITA)

O PromovEAD é um evento exclusivo para dirigentes de EAD, assessores de comunicação de instituições públicas de ensino superior (licenciatura, bacharelado e tecnológicos) e de instituições públicas que ofertam cursos técnicos (nível técnico profissionalizante) e seus representantes. Para realizar sua inscrição preencha todos os dados do formulário (clique aqui) e aguarde e-mail de confirmação.

 PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES - exclusivo para dirigentes de Educação Aberta e a Distância, assessores de comunicação de instituições públicas de ensino superior (licenciatura, bacharelado e tecnológicos) e de instituições públicas de ensino que ofertam cursos técnicos (nível médio profissionalizante) a distância e seus representantes - GRATUITA

Passo 1

Para realizar sua inscrição preencha todos os dados do formulário (clique aqui) e aguarde e-mail de confirmação. Cada trabalho poderá ter um autor e quatro coautores. Além do autor, cada coautor deverá efetuar a sua inscrição simples. No entanto, o autor deverá associar os coautores ao seu trabalho, no ato da submissão do trabalho (Passo 2). O trabalho deverá respeitar o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas no total.

Na etapa de inscrição, deverá ser confirmado pelos autores e co-autores, quem irá apresentar o pôster em Cuiabá, conforme orientação (Passo 5). Essa informação é necessária, para que a coordenação do evento possa organizar o espaço físico a partir do número de inscritos que confirmarem a presença no evento em Cuiabá.

Passo 2

Para submeter seu trabalho, faça download do template em formato word para cada um dos eixos específicos. 

2.1 - Clique aqui para fazer download da versão do template para dirigentes (Eixo 1) de EAD. 

2.2 - Clique aqui para fazer download da versão do template para assessores de comunicação (Eixo 2) das instituições públicas de ensino.

Observação: 

  1. i) O template contém elementos mínimos que devem prevalecer no artigo que você enviará para avaliação. No entanto, o texto poderá contemplar elementos que os autores/coautores julgarem interessantes.

  2. ii) Os autores/coautores, não necessariamente devem ser os dirigentes ou assessores de comunicação das instituições públicas, mas, desde que estejam representando a área/setor/departamento de Educação Aberta e a Distância ou assessoria de comunicação de cada instituição pública de ensino.

 

Passo 3

A comissão de científica irá avaliar o template enviado, e posteriormente irá orientar possíveis alterações para submissão final. Aguarde resultado da avaliação com orientações para revisão (caso necessário) por E-mail.

Passo 4

Após realizar as alterações (caso houver indicação), envie agora pelo link seu artigo completo com a identificação de todos os autores (.pdf e .docx). Você receberá confirmação do envio por e-mail.

Passo 5

Pronto, com seu trabalho aprovado e enviado para publicação dos anais (Passo 4) é hora de preparar seu pôster para apresentação durante o evento até 26/07/2017. A coordenação do III PromovEAD se compromete com a impressão de todos os pôsteres. Para tanto, o arquivo .ppt ou .pptx deve ser enviado até o dia 26/07/2017.

  • Para elaborar o seu pôster, utilize como referência o modelo de pôster em formato ppt ou pptx. (Clique aqui para fazer download)

  • Esse modelo pode ser editado e sua estrutura alterada, desde que mantidas as marcas e logos do evento, bem como o tamanho já determinado.

  • Deve ser criado em um único slide (obrigatório). Sugerimos que o texto do pôster seja dividido em, no máximo 2 colunas.

  • Logotipo do evento e o grafismo no canto inferior esquerdo, assim como a disposição do título e autor do trabalho, também não devem ser modificados.

 

IMPORTANTE: Os autores são responsáveis pela versão final e revisão textual tanto do pôster quanto do artigo.

A Equipe

Comitê Organizador

 

Alexandre Martins dos Anjos – Coordenador

Claudia da Consolação Moreira – Vice-coordenadora

Evaldo Klock – Web developer

Tatiane Hirata – Designer

Elisângela Fernandes de Azevedo – Networking

 

Equipe Técnica (em ordem alfabética)

 

Alleander Pimentel de Barros

Carlos Gontijo

Caryna Paes Barreto

Delvan Pereira dos Santos

Elisângela Fernandes de Azevedo

Elizete Lima Araújo Queiroz

Elton Castro Rodrigues dos Santos

Fátima Maria Pontes Pires

Genésio Marques

Grethianne Maria Viana de Souza

Jonathan Cesar Farias

João Marcos de Souza

Lídia Martins da Silva

Marluce de Oliveira Arruda Feitosa

Mariley Evangelista dos Santos

Marineide Oliveira da Silva

Nielen Oliveira

Ozeias de Almeida Abe

Rafael de Almeida

Robson Pereira Braz Junior

Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos

Steffany Paes Vieira Campos

Waldeci Campos Rodrigues

Wellington Sales

Wesley Ortiz Fernandes

Wynne Adrynn Campos Rodrigues

 

Comitê Científico

 

Alexandre Martins dos Anjos (presidente)

Universidade Federal de Mato Grosso

 

Carlos Rinaldi

Universidade Federal de Mato Grosso

 

Débora Erileia Pedrotti Mansilla

Universidade Federal de Mato Grosso

 

Glauce Viana de Souza Torres

Universidade Federal de Mato Grosso

 

Ivete Martins Pinto

Fundação Universidade do Rio Grande

 

Janaína Sarah Pedrotti

Universidade Federal de Mato Grosso

 

Mára Lúcia Fernandes Carneiro

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Maria Teresa Menezes Freitas

Universidade Federal de Uberlândia

 

Taciana Mirna Sambrano

Universidade Federal de Mato Grosso

Realização