Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://setec.ufmt.br/ri/handle/1/37
Tipo de Produto Educacional: Material textual
Título: De onde viemos e quem somos nós? - A reflexão sobre multiculturalismo na perspectiva da antropologia
Autor(es): Inamura, Tetsuya
Resumo : Nós aprendemos muitas coisas quando entramos em contato com pessoas diferentes e, ao mesmo tempo, nos encontramos e nos confirmamos neste processo. Isso significa que, ao se comparar com outros, se constrói ou então se renova a identidade própria, porém a identidade própria está fortemente relacionada ao grupo a que pertence. Como um exemplo, tive experiência com alunos universitários que foram estudar no exterior e tem sido perceptível o crescimento deles como pessoa. Antes de se mudar para o exterior, tinham dúvidas como “Quero fazer algo, mas ainda não sei o que quero fazer”. Eles e elas, a maioria, voltam do exterior com consciência dos problemas que existem e com um objetivo bem definido. Despertam, com toda certeza, o interesse pelas diferentes culturas, mas, ao mesmo tempo, se confirmam como sendo “japoneses” e conseguem enxergar a sociedade e a cultura com perspectivas de alguém que faz parte e, também, como alguém que está de fora do contexto
Resumo em lingua estrangeira: We learn a lot of things when we get in touch with different people, and at the same time, we find and reassure ourselves in this process. This means that, by comparing with others, we build or renew our own identity. However, identity is strongly related to the group to which it belongs. As an example, I have had experience with students who have abroad to study and their growth as a person has been noticeable. Before going abroad, the had doubts such as “I want to do something, but I do not know what”. The majority of them come back from abroad aware of the existing problems and welldefined objectives. For sure, their interest for other cultures awakes, but at the same time, they reassure themselves as “Japanese” and they can see society and culture with perspectives of someone who is part and also as someone who is out of context.
Palavra-chave: Educação
Multiculturalismo
Antropologia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Multiculturalism
Anthropology
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Incorporação ao sistema educacional: Internacional
Acesso livre: Portal internacional público ou privado multilíngue
URI: https://setec.ufmt.br/ri/handle/1/37
Data do produto: 2018
Acesso livre: Portal internacional público ou privado multilíngue
Quantitativo de distribuição: Até 100
Uso em processo de formação: até 100
Aparece na(s) coleção(ções):SETEC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.