Baseado nas falas dos participantes da mesa redonda “A utilização de tecnologias digitais no ensino de música em projetos sociais” e na sua experiência, fale sobre a importância da afetividade para que o processo de ensino e aprendizagem tenha bons resultados.
Estive participando do ICOMUCI
semana atrás e lá pude ver como a tecnologia Tem sido um grande aliado para alcançar as classes mais desfavorecidas , poishj qq pessoa tem um celular combo mínimo áudio ou vídeo. Dessa formas os projetos prosseguiram e ajudaram muito
A afetividade é um aspecto fundamental em todo processo de ensino-aprendizagem, seja ele dentro do modelo de ensino à distância ou presencial. Esta caraterística deve estar presente dentro do conjunto de estratégias dos professores e demais profissionais que se encontram desenvolvendo funções dentro das organizações sociais.
O ensino em projeto social reforça ainda mais a proximidade com o aluno, sabendo que todos possuem realidades diversas e se desenvolvem em ambientes diferentes, sendo muitas vezes não adequado para eles, e é na aula de música que ele pode ter um significado maior ou atenção de alguém, surgindo a oportunidade de modelar alguns aspectos da vida dessa pessoa.
Conhecer o aluno e cultivar uma relação saudável com ele, faz toda a diferença dentro do desenvolvimento das aulas, especialmente na criação de hábitos nos alunos iniciantes, quem ainda não possuem um sistema definido enquanto ao estudo e à prática do instrumento; assim também nos resultados, adquirindo valores como o respeito e empatia, desenvolvendo atitudes com olhar no coletivo, adquirindo segurança (acreditando muito mais neles mesmos), etc. Além disto, neste período de pandemia, se faz ainda mais necessário a efetividade do olhar sensitivo com os alunos, em todas as faixas etárias, devido às mudanças e alterações que tem vindo acontecendo no ambiente de desenvolvimento dos alunos e suas famílias.
As relações afetivas são imprescindíveis ao ser humano. A aula, seja onde for, deverá possibilitar também a construção de vínculos afetivos entre professor-aluno e entre os alunos. A afetividade também estimula o processo de ensino e de aprendizagem.