Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://setec.ufmt.br/ri/handle/1/97
Tipo de Produto Educacional: | Material textual |
Subtipo: | Livro |
Título: | Educação a Distância - Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo |
Autor(es): | Mill, Daniel Maciel, Cristiano |
Resumo : | No atual contexto da prática de ensino, aprendizagem e avaliação, é importante trazer à baila algumas reflexões em torno dos objetivos da educação; da natureza da educação a distância; dos papéis, formação e estratégia dos docentes para fazer a gestão da sala de aula e ensinar na cbercultura; das dificuldades ou dos desafios enfrentados mais frequentemente pelos estudantes na educação a distância (EaD) e das estratégias que desenvolvem para realizar um bom trabalho na EaD; da criação de ambientes formativos por meio de tecnologias de informação e comunicação etc. É a esse propósito que serve esta obra, da Coletânea “Educação a Distância”, composta por textos sobre temáticas fundamentais para o entendimento da EaD e de desdobramentos da modalidade para a aprendizagem efetiva. São textos que contribuem para pensar a educação em geral e a EaD em particular, enfocando questões como: presença versus distância, do ponto de vista etimológico, filosófico e pedagógico; contribuições da EaD para a aprendizagem ao longo da vida e para uma cidadania a longo prazo; especificidades da docência, com destaque para a sua formação, seus saberes e sua prática na cibercultura, bem como indicações de novas formas de manejo de turma e gestão do ensino-aprendizagem; instalação de desafios advindos da adoção de determinadas tecnologias, em especial aquelas fomentadoras da promessa da EaD: a mobilidade da aprendizagem, do conhecimento e do estudante; os novos desafios dos estudantes e as novas estratégias para estudar na EaD virtual, na perspectiva dos próprios estudantes; a constituição de ambientes virtuais de aprendizagem de fato educativos, constituídos para fazer melhor e diferente e não apenas para fazer o mesmo em novas bases; a necessidade de os bibliotecários e de as bibliotecas se adequarem à modalidade a distância; os desafios da avaliação da aprendizagem na EaD e os critérios de avaliação para esta modalidade; as possibilidades de novos usos para tecnologias emergentes ou mesmo para antigas; e a inovação como possibilidade de melhoria, por meio da gestão de processos na EaD. |
Resumo em lingua estrangeira: | In the current context of teaching, learning and assessment practice, it is important to bring up some reflections around the goals of education; the nature of distance education; the roles, training and strategy of teachers to manage the classroom and teach in cyberculture; the difficulties or challenges most often faced by students in distance education (DE) and the strategies they develop to do a good job in distance education; the creation of training environments through information technologies and communication etc. It is for this purpose that this work, from the Collection “Education at Distance” serves, composed of texts on fundamental themes for the understanding of distance education and the unfolding of the modality for effective learning. These are texts that contribute to thinking about education in general and distance education in particular, focusing on issues such as: -presence versus distance, from the etymological, philosophical and pedagogical point of view; -EaD contributions to lifelong learning and long-term citizenship; -specificities of teaching, with emphasis on their training, their knowledge and their practice in cyberculture, as well as as indications of new forms of class management and teaching-learning management; installation of challenges arising from the adoption of certain technologies, especially those that promote the promise of distance education: mobility of learning, knowledge and student; -the new challenges faced by students and the new strategies for studying in virtual distance education, from the -perspective of the students themselves students; the constitution of virtual learning environments that are actually educational, constituted to do better and differently and not just to do the same on new bases; -the need for librarians and libraries to adapt to the distance modality; -the challenges of evaluating learning in distance education and the evaluation criteria for this modality; the possibilities of new uses for emerging or even old technologies; and innovation as a possibility for improvement, through process management in distance education. |
Palavra-chave: | Educação a distância Ensino-aprendizagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Distance Education Teaching-learning |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Incorporação ao sistema educacional: | Nacional |
Acesso livre: | Portal internacional público ou privado multilíngue |
URI: | https://setec.ufmt.br/ri/handle/1/97 |
Data do produto: | 2-Jan-2013 |
Acesso livre: | Portal internacional público ou privado multilíngue |
Quantitativo de distribuição: | Até 100 |
Uso em processo de formação: | até 100 |
Aparece na(s) coleção(ções): | SETEC |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Prof Cristiano Livro.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.