Estudantes da UFMT participam de visita técnica ao TCE-MT

15/03/2021 09:13:10

Na manhã de quarta-feira (06/08/19), estudantes da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram de visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Durante o encontro, graduandos de Jornalismo e Radialismo tiveram contato com a equipe de Comunicação Social do TCE, que apresentou aos discentes a estrutura comunicacional do órgão. Além de conhecer como a Instituição funciona, os processos de fiscalização, quais são os critérios utilizados para auditar contas e questões sobre a legalidade e a eficácia de obras realizadas.

A equipe de acadêmicos foi levada ao Plenário Benedito Vaz de Figueiredo, onde acontece as Sessões do Pleno e das duas Câmaras de Julgamentos da Corte de Contas. Foi apresentado aos estudantes como é realizada as transmissões ao vivo das atividades do TCE-MT, abordando sobre os aspectos técnicos, operacionais e as estruturas de tecnologia, como por exemplo, a equipe envolvida, como é feita a transferência de sinal até a TV Assembleia e para as mídias sociais e como a empresa responsável executa os procedimentos nas transmissões online.

Os estudantes e professores da UFMT conheceram o espaço da assessoria de comunicação do órgão público, da rádio e do estúdio de televisão usado para produção dos materiais. “O encontro é importante para dar ao aluno a oportunidade de conhecer na prática como se faz a comunicação e como funciona a assessoria em um órgão público. Ouvir os profissionais das áreas sobre suas experiências como comunicadores dá outra dimensão da profissão aos estudantes. Eles também puderam ver como funciona o esquema de trabalho no TCE-MT, isso enriquece o conhecimento desses alunos”, explicou o coordenador do curso de Radialismo, Moacir Santa’Ana Barros.

Para a estudante do sétimo semestre de Jornalismo, Aline Maciel da Silva, a vivência fora do ambiente acadêmico e dos estudos teóricos proporciona o contato com a prática em si. A união entre as duas maneiras de adquirir conhecimento é o que faz com que o aluno desenvolva melhor o aprendizado. “Nós pudemos entender como o Tribunal de Contas atua em Mato Grosso e como os cidadãos podem contribuir para a melhoria das atividades realizadas pelo órgão. Além disso, foi interessante ver a atuação dos jornalistas no contexto de assessoria e poder absorver como eles trabalham, afirmou.

O encontro técnico foi realizado através do convênio firmado entre a UFMT, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento – Uniselva e o TCE-MT. O evento foi aberto para questionamentos dos alunos, com o intuito de compreender o processo comunicacional na Instituição e no mercado de trabalho como um todo.