SEMINÁRIO TEMÁTICO DEBATE PESQUISA E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

15/03/2021 09:13:28

“Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias: dados e qualidade em questão” é tema do seminário organizado pelo grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre as TIC na Educação – LêTECE, ofertado para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. O evento acontece entre os dias 02 e 03 de julho, no Instituto de Educação e na Secretaria de Tecnologia Educacional, da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá.

Com o objetivo de discutir as Pesquisas e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cenário atual da Educação a Distância (EaD), o primeiro dia de seminário contou com a mesa redonda coordenada pela professora Dra. Kátia Morosov Alonso (UFMT), na qual o professor Dr. Alexandre M. dos Anjos (UFMT), ministrou palestra sobre Educação aberta e a distância, com ênfase nos desafios e possibilidades para o campo educacional brasileiro. Na sequência, a professora Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG) colocou em debate a Pesquisa em Educação a Distância no Brasil e no mundo, com apresentação de dados qualitativos da EaD.

A programação do seminário conta ainda com a oficina Google Forms como ferramenta de apoio a pesquisa acadêmica, conduzida pela Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima e o Doutorando Jhonny David Echalar; e a oficina Análise de dados para pesquisa em Educação, oferecida pelo professor Dr. Thiago Alves (UFG).

Foram abertas 60 vagas para inscrição, sendo que os participantes do seminário receberão certificados de 15 horas no total (participação nas palestras e oficinas).

Esse evento é uma das atividades curriculares do programa de pós-graduação em educação da UFMT, pertencente à linha de pesquisa em Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, da disciplina de Comunicação e Materiais Multimídia, organizado pelos professores Alexandre Martins dos Anjos (PPGE/UFMT) e Daniela da Costa Britto Pereira Lima (PPGE/UFG), ambos vinculados ao grupo de pesquisa LêTECE.