Notícias

UFMT lança curso inédito no Brasil - Primeira licenciatura em Tecnologia Educacional

17/04/2018 17:41:48

A UFMT ofertará no ano de 2018 o curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional por meio da modalidade de Educação a Distância. O projeto do curso é inédito no Brasil, sendo uma iniciativa do Instituto de Educação (IE) da UFMT, que já é reconhecido nacionalmente pelo seu pioneirismo no campo de Educação a Distância.

A experiência comprovada na utilização de tecnologias pelos cursos a distância e a demanda observada no Estado de Mato Grosso,  foram fatores que motivaram a elaboração do projeto, que contou com o apoio de professores do Instituto de Educação, equipes técnicas e pedagógicas da Secretaria de Tecnologia Educacional da UFMT, professores do Curso de Engenharia da Computação - Campus Várzea Grande e da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT, como também representantes designados pela Secretaria de Estado de Educação de MT.

Serão ofertadas 180 vagas distribuídas entre os Polos de Cuiabá, Água Boa, Aripuanã e Diamantino e as inscrições poderão ser realizadas pela internet no período de 23/01/2018 a 18/02/2018 no seguinte endereço: www.ufmt.br/ingressoead2018/

O curso possibilitará ao licenciado um perfil de formação multidisciplinar, embora sua formação seja predominante no campo da educação, com foco em metodologias inovadoras para atuar na área da educação, comunicação, Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), arte, cultura e o trato da diversidade.

Além de licenciado para atuar como docente no campo de Tecnologia Educacional, pretende-se formar um profissional inovador, crítico e criativo, que atuará junto as redes de ensino e equipes pedagógicas, apoiando o uso mais intenso das TIC nos processos de ensinar e aprender e, sobretudo, desenvolvendo atividades voltadas para a criação e a utilização de soluções tecnológicas para a educação, com sólidos conhecimentos em:  teorias de aprendizagem, gestão educacional, didática e avaliação, planejamento e produção de cursos online ou virtuais, processo de design instrucional, autoria no processo de ensino e aprendizagem, elaboração e produção de material didático (impresso ou virtual), projetos de sistemas educacionais e o desenvolvimento de novas tecnologias de ensino e aprendizagem para diferentes modalidades educacionais.

Mais informações: www.ufmt.br/ingressoead2018/

Para contato: 3615 6242 e 3615 6243