Aula inaugural do Curso de Administração Pública - PCE

17/04/2018 17:42:34

Aconteceu nessa segunda-feira, dia 18, na Penitenciária Central do Estado (PCE) a aula inaugural do curso de graduação em Administração Pública ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) na modalidade de Educação a Distância (EaD). O projeto “Liberdade de Direito e de Fato”, em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sejudh), visa contribuir no processo de ressocialização dos detentos em regime fechado por meio da Educação Superior.

No período matutino, os alunos participaram da capacitação técnica do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Na ocasião, foi realizada ainda a apresentação do curso de Administração Pública-Bacharelado, pelo coordenador José Carlos Marques, que terá a duração de oito semestres com a oferta de 18 vagas.

Durante o período de estudo, os alunos contarão com espaço de biblioteca, laboratório de informática e uma sala de tutoria para tirar dúvidas com os professores.

Em momento solene da aula inaugural, a reitora da UFMT, professora Myrian Serra, explanou sobre o desafio que foi a implantação do projeto. Frisou que o curso ofertado tem a nota máxima da CAPES e que possa servir de modelo a ser seguido por outras instituições do Brasil.

O secretário de Tecnologia Educacional, professor Alexandre Martins dos Anjos recordou sobre a história da Educação a Distância na UFMT, falou sobre a SETEC e avaliou os desafios e a necessidade de articulação com outros órgãos para que o projeto acontecesse. Salientou que “a palavra-chave é o compromisso em querer estudar”. Destacou ainda que o projeto contribuirá para atenuar os danos sociais causados pelo encarceramento, com vistas à humanização e ressocialização dos detentos.

O Juiz da Vara de Execução Penal, Jorge Tadeu Luiz Rodrigues argumentou que a penitenciária não tem apenas o objetivo cobrar a pena dos detentos, mas também oportunizar uma alternativa para mudarem de vida através da educação.

Bruno Henrique Marques, diretor da PCE, também enfatizou o quanto a educação é importante para a transformação dos detentos.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário adjunto de Administração Penitenciária de Mato Grosso, Emanuel Alves Flores, a pedagoga da PCE, professora Roselvira Serpa Salles, a presidente da Fundação Nova Chance, Dinalva Oriede da Silva Souza, o Superintendente da Regional Leste, Gilberto Carvalho, a pedagoga do PCE, Roselvira Serpa Salles, o presidente da Associação de Servidores da Penitenciária Central, Arthur Rodrigues, o diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, professor Ávilo Roberto de Magalhães, o chefe da seção de projetos interdisciplinares da Setec, professor Carlos Rinaldi, e os defensores públicos Silvio Defferson de Santana e André Risinolo.