Formação de tutores em Educação a Distância (EaD): espaço para aprendizagem contínua

31/08/2023 09:41:17

Teve início hoje, 25 de abril, a Formação de tutores em Educação a Distância (EaD), organizado pela coordenação da Universidade Aberta do Brasil, com carga horária de 20 horas.

O objetivo central consiste na promoção da discussão da mediação de cunho pedagógico e aprimoramento da atuação junto aos estudantes da EaD, de maneira a viabilizar um processo de ensino-aprendizagem colaborativo.

A programação envolveu uma Conferência de Abertura, da qual participaram o Prof. Dr. Alexandre Martins dos Anjos, a Profa. Dra. Andreia Inamorato, a Profa. Dra. Fernanda Chocron Miranda e Fábio Reis, discorrendo sobre o tema: Tecnologias, competências digitais e STHEM. Em espaço criado especificamente para a formação, os Prof. Dr. Alexandre Martins dos Anjos e Profa. Dra. Glauce Vianna de Souza Torres abordaram a estrutura da UAB na UFMT. Na sequência do primeiro dia de formação, houve oficina sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem, com Ozéias Abe e a doutoranda, do Programa de Pós-graduação em Educação, Alessandra Maieski.

No segundo dia de formação, 26 de abril, a formação sequenciará com a Profa. Dra. Ana Lara Casagrande proferindo a palestra sobre Comunicação na EaD, na qual abordará aspectos da linguagem culta (norma-padrão) e aspectos relacionados à proximidade por meio do eixo comunicativo. Sequencialmente, ocorrerá o momento de apresentação dos tutores e compartilhamento de experiências relacionado às práticas de tutoria. A pauta envolverá, ainda, a apresentação dos sistemas relativos aos relatórios para bolsistas, com Bruno Abdalla e Rodrigo Severo. Por fim, haverá um momento de interação e diálogo entre os participantes. O retorno dos cursistas quanto ao primeiro dia foi elogioso quanto à iniciativa e oportunidade de apreensão da relação da prática da tutoria articulada e contextualizada com o propósito dos cursos de EaD da UFMT e em consonância com diferentes âmbitos como o social e cultural.