UFMT e UniRede realizam Workshop

26/07/2022 19:29:58

A

conteceu nesta manhã (22), o Primeiro Workshop de Avaliação do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente, organizado pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e Instituições de Ensino Superior adesas ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para oferta do presente programa. Além de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estiveram presentes na reunião os representantes de outras cinco instituições que também ofertaram vagas para a mobilidade virtual, em sua primeira edição, como a: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Para permitir a mobilidade virtual em âmbito nacional, a reitoria da UFMT celebrou o ACT em 2021 com a UniRede, que visa, em um período de 5 anos, implementar colaborativamente uma plataforma de mobilidade acadêmica virtual - enquanto um produto de desenvolvimento em rede de responsabilidade e propriedade intelectual das instituições públicas de educação superior.

Durante o workshop, cada representante de instituição apresentou sua experiência com o Programa no ano 2021, no propósito de socializar êxitos e estudar caminhos possíveis para qualificar e avançar, ainda mais, na oferta de componentes curriculares por meio da mobilidade virtual discente, visando o aprimoramento e aperfeiçoamento dessa relevante proposta na parceria com a UniRede.

Para a professora Dra. Ana Lara Casagrande, membro da equipe multidisciplinar do curso a distância de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UFMT, curso este que ofertou 7 (sete) componentes curriculares e diversas vagas para a mobilidade virtual, “A experiência com a Mobilidade Acadêmica Nacional evidenciou a possibilidade de os estudantes vivenciarem experiências com outras turmas, além de enriquecer novos arranjos acadêmicos (metodológicos e procedimentais). Pode-se destacar, ainda, a ideia de fluxo que o Programa congrega ao redimensionar as possibilidades no(s) espaço(s) dentro da universidade pública”.

O Secretário da Setec e Coordenador Geral da UAB na UFMT e vice-presidente da UniRede, professor Dr. Alexandre Martins dos Anjos, ponderou que essa primeira experiência com a mobilidade virtual possibilitou aos estudantes da UFMT cursarem disciplinas específicas em outras universidades do país, garantindo aos discentes uma rica experiência acadêmica de aprendizado, interação e socialização de conhecimentos com estudantes e professores externos. Para o professor Alexandre, “essa ação, de cunho inovador, potencializa e evidencia as atividades da UFMT no âmbito da EaD e no cenário educacional brasileiro, auxiliando na formação técnico-científica e ético-humanística de nossos estudantes da EaD para atuarem com excelência no mundo do trabalho.”

O objetivo do Programa é possibilitar que estudantes de ensino superior à distância, de todo o país, obtenham um vínculo temporário em mobilidade acadêmica virtual, podendo assim ingressar em cursos ofertados por instituições de ensino associadas à UniRede e cursar disciplinas, atividades complementares e/ou componentes curriculares de acordo com o Projeto Pedagógico de cada Curso.

Convém destacar que, essa ação contempla ainda o atendimento de ações previstas no Planejamento Estratégico da UFMT, em especial pelo Projeto Mobilidade Virtual Nacional em Rede, coordenado pela servidora técnica Rosana Abutakka e demais membros da Setec.

A segunda edição do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente, segue com convocatória aberta para potenciais instituições interessadas em participar do Programa – Edição 2022/1.

Mais informações em: www.aunirede.org.br