UFMT oferta graduações EaD em 12 cidades do Estado

26/07/2022 19:18:19

Encerram na próxima quarta-feira (27), às 23h59, na página na internet,  as inscrições do Processo Seletivo Específico (PSE) para o preenchimento das 352 vagas nos cursos de licenciaturas ofertadas gratuitamente na modalidade a distância pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As vagas estão distribuídas em 12 polos de educação a distância no Estado, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A taxa de inscrição tem o valor de R$90 e o boleto bancário deverá ser pago até a quinta-feira (28).

O Secretário de Tecnologia Educacional (Setec) da UFMT, professor Alexandre Martins dos Anjos, explica que a oferta desses cursos objetivam ampliar e interiorizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, bem como possibilitar a formação de professores das redes públicas de ensino que não tenham a habilitação legal exigida para o exercício da função.

"Esse processo seletivo é muito especial, pois é uma forma de democratização do acesso ao ensino superior nas mais diferentes regiões desse Estado. Os cursos de licenciatura tem o objetivo de auxiliar a formação de novos profissionais da educação bem como contribuir para a formação continuada desses”, explica o secretário complementando que neste processo seletivo 25% das vagas são destinadas aos professores da educação básica que não possuem formação na área em que atuam e também os profissionais das redes de educação.

Pioneira na educação a distância, o secretário conta que a UFMT em parceria com a UAB tem alcançado os municípios, com cursos de graduação, pós-graduação e contribuído para a melhoria da Educação no Estado. “A pessoa que ingressa nesses cursos ofertados poderá do seu município ter acesso a todo conhecimento necessário para sua formação, o acesso aos materiais, aos ambientes virtuais de aprendizagem. Há de destacar a excelência do quadro de professores da instituição somando nessa jornada de aprendizado”, complementa

De acordo com o edital,  os cursos são realizados em momentos presenciais e a distância, podendo ocorrer aos sábados e domingos, ocasionalmente às quintas e sextas-feiras, conforme calendário acadêmico semestral de cada curso.

Cursos estão presentes por todo o Estado

Presente em 12 cidades de Mato Grosso, a UFMT oferta neste processo seletivo para o curso de Ciências Naturais e Matemática o total de 100 vagas, distribuídas nas cidades de Colíder, Cuiabá, Paranatinga, Sorriso e Vila Rica, com 20 vagas cada uma.  Para o curso de Matemática há 100 oportunidades, também distribuídas em 20 vagas nos polos em Canarana, Cuiabá, Juína , Lucas do Rio Verde e Paranatinga.

Já a licenciatura em Tecnologia Educacional contempla 152 vagas sendo 25 nos polos em Barra do Bugres, Juara, Juína, Nova Xavantina  e Sapezal, e 27 em Cuiabá.

Os interessados em participar da seleção poderão se candidatar nas vagas para professores da educação básica que não possuem formação na área em que atuam e para os profissionais das redes de educação.  Nesta demanda os inscritos terão apenas de participar de uma prova de redação on-line, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada nos dias 20 e 21 de agosto.

Na ampla concorrência e nas vagas reservadas às ações afirmativas, os candidatos devem utilizar a pontuação global, superior a zero, obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2017 a 2021. O resultado com o desempenho de cada candidato será divulgado no dia 01 de setembro, na página.

Acesse a íntegra do Edital.