UFMT participa de webinar sobre competências digitais

02/02/2023 09:39:24

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), representada pela Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC), participou, na manhã desta segunda-feira (25), do 2º Webinar Competências Digitais dos Docentes.  O evento virtual, destinado aos gestores e docentes do Ensino Superior de todo o país, marcou o lançamento da Pesquisa de Avaliação de Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro, que ficará disponível para preenchimento até 01 de julho.

O secretário de Tecnologia Educacional da UFMT e Vice-Presidente da Associação Universidade em Rede  (UniRede), professor Alexandre Martins dos Anjos participou da mesa de abertura e falou sobre a importância desse evento, sobretudo da Pesquisa de Avaliação de Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro.

“Para as universidades públicas é de grande valia essa pesquisa, visto que elas têm sua missão no desenvolvimento regional, social e também na formação de professores. Essas informações que serão levantadas, serão analisadas por nosso grupo de trabalho, além de revisadas para posteriores pesquisas. Servirão de subsídios para formulação de ações e para conhecermos o nível de maturidade de nossas instituições”, disse o secretário.

De acordo com os organizadores, os resultados do trabalho desenvolvido a partir da parceria UniRede e MetaRede possibilitarão estudos, pesquisas e gestão de competências digitais no âmbito de cada instituição, a partir do acesso aos dados brutos. Com essas informações, cada instituição partícipe poderá tecer suas próprias análises e prever soluções para aprimorar o desenvolvimento de competências digitais dos seus docentes.

A pesquisa, que é adotada em outros 9 países, é uma realização da MetaRed, Unirede e do Semesp, em parceria com Universia e apoio do Consórcio Sthem, MEI-CNI e CONIF.

Estiveram presentes no evento, a Presidente da MetaRed Brasil, professora Lúcia Teixeira, o Coordenador da Metared Internacional, Professor Tomás Jiménez Garcia, o  CEO Universia Brasil, Anderson Pereira Zil Miranda / CNI – GT MEI para o fortalecimento da área STEAM.

Para mais informações sobre a pesquisa basta acessar o portal.