MOBILIDADE INTERNACIONAL VIRTUAL INCOMING

05/11/2021 18:19:31

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por meio das Secretarias de Relações Internacionais (SECRI) e de Tecnologia Educacional (SETEC) inicia dia 30/07/2021 as atividades de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual, em sua primeira edição 2021-2022.

A Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual Incoming é uma forma de proporcionar aos estudantes estrangeiros e brasileiros oportunidades de formação específica e crescimento acadêmico e cultural. Trata-se de uma importante ferramenta de ampliação do alcance da internacionalização universitária a estudantes e professores, sem que seja necessário sair do país, dentro da perspectiva da “internacionalização em casa”.

A proposta elaborada pelas equipes da SECRI e da SETEC foi encaminhada na forma de convocatória aos setores de relações internacionais de universidades estrangeiras, parceiras bilaterais ou em rede da UFMT. Como resultado desta primeira edição, 12 estudantes de universidades de Guiné-Bissau, Rússia, Colômbia, Uruguai e Peru matricularam-se em até três disciplinas ofertadas pelos cursos de Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Tecnologia Educacional e Licenciatura Pedagogia e integrarão o ambiente virtual de aprendizagem em conjunto com os estudantes brasileiros.

A primeira etapa deste processo inicia em uma Semana de Acolhimento e Indução, cujas orientações acontecerão de forma virtual nesta sexta-feira, dia 30/07/2021 às 2:00 p.m. GMT-4 (horário de Cuiabá), conduzida pelas equipes da SETEC, da SECRI e dos cursos de Educação a Distância (EaD) da UFMT.

Já no sábado (31/07/2021), às 2:00 p.m. GMT-4 (horário de Cuiabá), acontecerá a Aula Inaugural, que se constitui um marco histórico para a UFMT e contará com a presença do Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso.

Em cumprimento às medidas de segurança da COVID-19, as cerimônias ocorrerão de forma online e disponíveis no canal da SETEC no youtube pelo link https://youtu.be/mwIGJMqr90E.

Este evento é de grande importância para comunidade universitária e contribui para a compreensão de como os processos de mobilidade acadêmica podem ser realizados na modalidade de Educação a Distância, sobretudo quando se considera o momento vivenciado da pandemia, em que a nossa sociedade tem se utilizado das Tecnologias da Informação e da Comunicação para a continuidade dos processos de ensino e aprendizagem, ainda que sofra duras críticas.

Além disso, a mobilidade acadêmica internacional possibilita a troca de experiência entre estudantes brasileiros e de outros países, tanto na perspectiva multicultural quanto no desenvolvimento científico, ampliando o currículo acadêmico e profissional.

Participe conosco da Aula Inaugural do programa de Mobilidade Internacional Virtual Incoming UFMT no dia 31 de julho de 2021, às 14h (horário de Cuiabá), no canal da SETEC no YouTube pelo link https://youtu.be/mwIGJMqr90E.

Siga a UFMT no Instagram @ufmt.br  @setecufmt @secri_ufmt
Acesse www.ufmt.br para conhecer a Universidade e outros projetos.