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Atividades prestadas pela Secretaria de Tecnologia Educacional-SETEC, em relação aos cursos de cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu) ofertados por meio da modalidade a distância no âmbito da UFMT

05/05/2021 10:45:22

A Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) tem auxiliado no desenvolvimento de cursos de Pós-Graduação ofertados por meio da modalidade a Distância no âmbito da UFMT, nos seguintes aspectos:

1. Disponibilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle com a entrega de credenciais de administração dos espaços virtuais (salas virtuais) para o requerente, ficando sob a sua responsabilidade a gestão e operacionalização dos espaços virtuais criados no contexto da estrutura de cada curso de Pós-Graduação.

  • 1.1. A Supervisão de Produção Multimídia e Audiovisual - SPMA/SETEC, providenciará a criação do espaço para administração do curso no AVA – Pós-Graduação (Lato ou Stricto Sensu) SETEC, espaço para cada sala de aula virtual de cada disciplina que conste no projeto pedagógico (O espaço virtual não implica em desenvolver/disponibilizar conteúdos, recursos ou atividades - que são de responsabilidade do curso), e apoiará na importação de usuários (professores, técnicos e alunos);
  • 1.2. Compete à coordenação do curso, realizar os processos seletivos, encaminhando para a SPMA, e Supervisão de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (SITI), planilha com os usuários já selecionados pela unidade acadêmica, conforme modelo de planilha a ser informada no momento de solicitação da importação;
  • 1.3. Com a finalidade de que a administração do AVA seja realizada com eficiência, sugerimos a disponibilização de um servidor efetivo (da unidade acadêmica que coordena o curso) e/ou quando possível, a contratação de suporte de Tecnologia da Informação que tenha conhecimentos sobre as ações de administração, gestão e formatação, edição e configuração de estratégias de ensino aprendizagem em cursos e salas em AVAs;
  • 1.4. Devido a grande demanda das equipes SPMA é necessário que o curso tenha um profissional com conhecimentos no item 1.3, considerando os atendimentos para as equipes do curso, que incluem professores, tutores/orientadores, bem como as atividades de personalização do espaço virtual e edição de atividades e materiais que serão disponibilizados para a coordenação;
  • 1.5. Com a finalidade de apoiar essas ações, a SPMA/SETEC, mediante agendamento prévio, poderá auxiliar na orientação do profissional de TI disponibilizado pela coordenação do curso de Pós-Graduação e/ou servidor efetivo disponibilizado pela unidade acadêmica, responsável pelo curso.

 

2. A SPMA/SETEC no início do curso poderá apoiar em aspectos relacionados a orientações sobre um primeiro nível de organização/planejamento, compreendendo sugestões sobre o processo de delineamento das unidades de aprendizagem virtual, destacando os seguintes aspectos que são importantes no contexto de cursos EaD:

  • 2.1. Importância de elaboração de material orientativo no início das disciplinas: A SPMA poderá sugerir modelos de Guia de Estudo ou Guia Didático/material de orientação ao cursista, visando norteá-los sobre os recursos educacionais que serão disponibilizados (texto, vídeo e ou outros);
  • 2.2. Definição de recursos educacionais digitais e ferramentas eletrônicas para atividades: A SETEC poderá sugerir/orientar ferramentas eletrônicas que são frequentemente utilizadas em cursos EaD - condicionado a entrega do planejamento de cada disciplina, elaborado pela coordenação do curso, constando especialmente objetivos de aprendizagem de cada disciplina/unidade, conteúdos/recursos educacionais e atividades que se pretende desenvolver;
  • 2.3. Sugestão de potenciais ferramentas que podem ser utilizadas no processo avaliativo AVA, consoante a definições do projeto pedagógico ou que constem no contexto do instrumento de planejamento de cada disciplina a ser ofertada no curso;
  • 2.4. Cabe ressaltar que, definições pedagógicas e andragógicas relacionados ao projeto do curso, recursos educacionais que serão disponibilizados aos estudantes, metodologia, bem como o detalhamento do processo avaliativo devem constar no projeto pedagógico do respectivo curso;
  • 2.5.A SETEC não possui condições de disponibilizar equipes para diagramação de materiais didáticos ou recursos educacionais e/ou edição/gravação de vídeos, podendo apenas orientar equipes da coordenação de cada curso (pessoal de TI ou de modelagem contratada) na produção de tais artefatos.

 

3. A SETEC disponibilizará o Sistema de Pós-Graduação Lato Sensu-SIGPL, que é um sistema de controle dos cursos lato sensu da UFMT, e possui as seguintes funcionalidades: Cadastro de Cursos; Cadastro de Turmas; Cadastro de Campus ou Polos; Cadastro de Disciplinas; Cadastro de Discentes; Lançamento de Notas; Lançamento de Presença; Emissão de Relatórios.

  • 3.1.Para fins de acesso, todos os usuários que utilizarão o sistema (Diretor do Instituto, Coordenador, Vice-Coordenador, Secretário e Professores) deverão estar cadastrados na base de usuários da UFMT para que o administrador possa lhes ceder as devidas permissões;
  • 3.2.Cabe a coordenação do Instituto/Faculdade designar a coordenação de curso, secretário e todos os interlocutores que irão atuar no âmbito da secretaria acadêmica do curso, com as prerrogativas de acesso ao SIGPL;
  • 3.3.A Seção de Serviços Administrativos -SSA/SETEC ficará encarregada de prestar orientação/capacitação sobre o uso do SIGPL na coordenação de curso, bem como, prover suporte técnico caso haja algum problema técnico ou dúvidas sobre o sistema;
  • 3.4.Todo o processo de secretariado, registro, relatórios e demais atividades de secretaria, são de responsabilidade da unidade acadêmica, ficando apenas disponibilizado o SIGPL para auxilio de cada coordenação do curso no controle dos eventos relacionados a escrituração e registro acadêmico.

4. SETEC orientará o suporte de TI do curso quanto às possíveis ferramentas que podem ser utilizadas em eventos síncronos de Webconferência do curso:

  • 4.1.Do ponto de vista de sistemas de Webconferência, a SPMA/SETEC disponibiliza a tecnologia (BBB) BigBlueButton que é um sistema de webconferência de software livre para aprendizagem on-line;
  • 4.2.A tecnologia BBB possibilita gestão de espaços para webconferência para turmas virtuais compostas em um limite de 40 usuários (por turma). Quando o número de estudantes ultrapassar 40 usuários, sugere-se dividir os espaços virtuais em outras turmas;
  • 4.3. Projetos autofinanciados podem adquirir soluções proprietárias para a gestão de grandes quantidades de usuários em AVAs, ficando a SETEC disponível para a orientação nos aspectos relacionados a esses sistemas de webconferência no AVA.

 

5. No início da oferta do curso de Pós-Graduação (Lato ou Stricto Sensu) EaD, a SETEC poderá apoiar na produção (design) de 2 peças em arte digital, visando a divulgação do curso em redes sociais e outros canais de comunicação.

 

6. Na etapa de acolhimento aos estudantes do curso, a equipe da SPMA, em parceria com a coordenação do curso, poderá prestar apoio técnico para a realização de uma live de abertura do curso a ser transmitida no canal de YouTube da SETEC, contendo um tempo para orientação aos estudantes sobre princípios de utilização do AVA (30 minutos) e apoio para a aula magna. Sugerimos que esse evento não ultrapasse 1:30 (uma hora e trinta minutos).

 

7. Com a finalidade de divulgar o apoio da SETEC e valorizar as equipes envolvidas, sugerimos inserir, para além da unidade promotora e da UFMT, a logo da SETEC, como unidade de apoio às ações de EaD no âmbito da UFMT.