Notícias

UFMT e Universidade Aberta do Brasil realizam aula inaugural

15/03/2021 09:11:12

Aconteceu na noite desta segunda-feira (30/11) a aula inaugural dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Aberta do Brasil e Universidade Federal de Mato Grosso que marca o início do período letivo de 2020/2. Em decorrência da pandemia do COVID-19, foi realizada uma transmissão ao vivo pelo canal da SETEC/UFMT no Youtube com o auxílio da ferramenta Webex.

A aula inaugural somou mais de 700 internautas, entre eles 521 alunos de graduação e 160 alunos de pós-graduação. Em resposta às necessidades dos municípios do Estado de Mato Grosso a UAB e a UFMT, por intermédio do Edital nº 05/2018 financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, dispõem 330 vagas para os cursos de graduação e 450 vagas para a especialização, que serão oferecidos na modalidade a distância.

Relação de polos, cursos e vagas a serem atendidos pelo sistema UAB na UFMT no período 2020/2 em Mato Grosso:

Polo

Curso

Vagas

Água Boa

Tecnologia Educacional (Graduação)

22

Arenápolis

Pedagogia (Graduação)

40

Aripuanã

Tecnologia Educacional (Graduação)

22

Informática na Educação (Especialização)

30

Campo Verde

Pedagogia (Graduação)

40

Canarana

Mídias Digitais para a Educação (Especialização)

30

Diversidade e Educação inclusiva no contexto das Ciências Naturais (Especialização)

30

Comodoro

Informática na Educação (Especialização)

30

Cuiabá

Tecnologia Educacional (Graduação)

52

Informática na Educação (Especialização)

30

Mídias Digitais para a Educação (Especialização)

30

Diversidade e Educação inclusiva no contexto das Ciências Naturais (Especialização)

30

Diamantino

Tecnologia Educacional (Graduação)

22

Mídias Digitais para a Educação (Especialização)

30

Juína

Diversidade e Educação inclusiva no contexto das Ciências Naturais (Especialização)

30

Lucas do Rio Verde

Pedagogia (Graduação)

40

Informática na Educação (Especialização)

30

Diversidade e Educação inclusiva no contexto das Ciências Naturais (Especialização)

30

Paranatinga

Pedagogia (Graduação)

30

Pontes e Lacerda

Tecnologia Educacional (Graduação)

22

Porto Espiridião

Diversidade e Educação inclusiva no contexto das Ciências Naturais (Especialização)

30

São Félix do Araguaia

Pedagogia (Graduação)

40

Informática na Educação (Especialização)

30

Sapezal

Mídias Digitais para a Educação (Especialização)

30

Vila Rica

Mídias Digitais para a Educação (Especialização)

30

O Coordenador UAB/UFMT e Secretário de Tecnologia Educacional, Alexandre dos Anjos, para iniciar as solenidades da aula inaugural, destaca a importância das novas tecnologias em tempos de pandemia mundial e acrescenta:

A universidade Aberta do Brasil é uma rede, que não está apenas no estado de Mato Grosso, ela está no Brasil todo, são mais de 900 polos e ficamos muito orgulhosos com essas conexões. Nós temos os mantenedores dessa rede de educação que normalmente são representados pela administração estadual e, também, pelas prefeituras e secretariais municipais de educação, que tem como objetivo a busca do desenvolvimento educacional.”

A live foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro para a retirada de dúvidas em relação a documentação referente à efetivação das matrículas. A professora e técnica, Rosana Abutakka, na oportunidade do momento, orientou os alunos sobre o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as capacitações que outrora eram oferecidas presencialmente:

Geralmente, nos cursos a distância trabalhamos com os alunos um momento presencial no qual fazemos uma capacitação do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, mas por conta da pandemia, este ano a gente também precisou se reinventar neste processo. Dessa forma, pensamos em fazer com os alunos uma ambientação do AVA que será completamente online. Faremos contato com os estudantes por email e marcaremos lives para que possam interagir e aprender sobre as funcionalidades do AVA. Vale lembrar que dentro do AVA já estão disponíveis atividades e tutoriais.”

Na sequência, a Coordenadora-adjunta da UAB/UFMT, profa. Dra. Glauce Viana de Souza Torres, parabeniza os acadêmicos e exalta a importância dos profissionais da educação diante da responsabilidade social no momento de formação universitária.

Vida nova para 2021, os alunos já são vencedores pois diante de uma pandemia estão começando um curso e dando um novo percurso para as suas vidas. Isso é muito gratificante para cada um de nós.”

Com um único propósito e objetivos voltados a levar educação e ensino aos demais municípios do estado, o Secretário de Tecnologia Educacional da UFMT argumenta,

Essa aula inaugural marca o início da trajetória dos cursos da UFMT... e é importante resgatar a nossa história, enquanto Universidade Federal de Mato Grosso, que foi pioneira na oferta de educação a distância no nosso Brasil. Um dos primeiros projetos de educação a distância do país, para quem não sabe, é um projeto da nossa UFMT, teve parceria com a UNEMAT que, no final da década de 90, em conjunto com professores ousados, foram os desbravadores em propor um modelo de educação a distância no Brasil.”

A secretária municipal de Educação de Água Boa, Silvia de Almeida Silva, representando o Prefeito Mauro Rosa, agradece o convite à solenidade:

É um prazer muito grande por estar participando deste momento, nós do polo UAB de Água Boa, nos mostramos muito felizes com o curso de Tecnologia Educacional que vai contemplar alunos do nosso município e região. Trago um abraço do nosso prefeito Mauro que não pôde comparecer, e aqui comigo está o nosso Secretário Municipal de Administração.”

Esteve presente também, o Secretário Municipal de Educação e Cultura de Aripuanã, Ermes José dos Reis, que fez uso do momento para explicar como as tecnologias podem trazer benefícios à sociedade e acrescentou:

Nossa situação é delicada e em nome do Prefeito Adir Vieira Ferreira, quero agradecer a todos e, também, aos alunos. É muito importante lembrar que a graduação em Tecnologia Educacional é especial pra nós, pois em um ano tão difícil quanto este, tivemos que aprender a lidar com a tecnologia mais sabiamente. A educação a distância é algo muito delicado e precisamos manter uma rotina de estudos. Estive a frente como coordenador de educação a distância... e entendo a importância que se tem um curso a distância nos momentos atuais, e quero dizer aos alunos para que eles não desistam.”

A Secretária Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, Profa. Cleuza Terezinha Marchezan de Marco, que representou o Prefeito Flori Luiz Binotti, destacou a importância da UFMT e da UAB no contexto do pioneirismo e da oferta de cursos na modalidade a distância, respectivamente:

Estamos muito felizes com a vinda do curso de especialização em Informática na Educação e Diversidade e Educação Inclusiva no contexto das Ciências Naturais e o curso de graduação de Pedagogia. Quero dizer que o Ciência é 10 também é um projeto que está em andamento. Agradecemos a persistência e a coragem da UFMT de vir ao interior trazer o conhecimento e preparar os nossos profissionais da educação para desenvolver ensino de qualidade, potencializar o nosso ensino integral. Apresento aqui a nossa reverência à UFMT por este tempo de história, persistência porque a UFMT tem estado em todos os cantos de Mato Grosso levando esperança, conhecimento, alento e transformando realidades.”

Com a palavra o Coordenador do Polo UAB de Campo Verde, Claudiney Eckert:

Em nome do Prefeito Fábio, quero cumprimentar a todos, o Reitor da UFMT, os demais colegas, coordenadores e acadêmicos. É uma expectativa muito grande com o curso de Pedagogia para a cidade de Campo Verde. Ficamos muito felizes e gratos, esperamos entender ainda mais essa parceria. Este é o primeiro curso de graduação que chega em nosso polo. Queremos dizer a toda a população que esta oportunidade se repita, que os estudantes que chegarem à nossa cidade que sejam muito bem-vindos.”

Na sequência, a Secretária Municipal de Educação de Diamantino destacou a importância da educação a distância e advertiu sobre as dificuldades diárias que, por vezes, são fatores determinantes para a evasão dos cursos EaD:

Em nome do Prefeito Eduardo Capistrano e da coordenadora do polo UAB de Diamantino, queremos parabenizar e dar as boas-vindas aos cursistas e dizer a eles que este momento é muito importante. Que todos que estão aqui no início, estejam também no final do curso, pois sabemos que pela dificuldade do dia-a-dia acabam desistindo. Quero dar meu abraço de boas-vindas e desejar sucesso.”

A Secretária Municipal de Educação de Paranatinga, Arlinda Barbosa de Arruda Vian, neste ato representando o Prefeito da cidade, expôs a importância do ensino público, gratuito e de qualidade:

De forma especial eu cumprimento, em nome do Prefeito Josimar Marques Barbosa, o professor Alexandre dos Anjos e as demais autoridades da educação e as autoridades do poder executivo também. Para nós é uma alegria muito grande onde a UFMT estará presente em nossa cidade, que está á quase 400km de distância da capital. E para nós é uma honra e uma satisfação porque falar de formação de professor e de qualidade de educação perpassa pela formação do professor e percebemos que hoje estamos precisando de uma boa formação. Eu acredito na universidade pública pois sou fruto dela, eu acredito na UAB que leva a educação na modalidade a distância, eu acredito na UFMT, poque sou fruto dela também. E dizer, eu quero mais uma vez, quero agradecer e aproveitar o momento que precisamos de mais cursos e dizer: QUE ALEGRIA professores. Para falar de formação e qualidade precisamos de compromisso. Obrigada.”

Entre as autoridades presentes o magnífico Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Evandro Soares, o Coordenador da UAB/UFMT e Secretário de Tecnologia Educacional, Prof. Dr. Alexandre dos Anjos, a Coordenadora adjunta, Profa. Dra. Glauce Viana de Souza Torres, a Coordenadora de tutoria dos cursos de Pós-Graduação UAB/SETEC/UFMT e Coordenadora do curso de graduação em Diversidade e educação inclusiva no contexto das ciências naturais, Profa. Dra. Débora Erileia Pedrotti, a Coordenadora de tutoria dos cursos de Graduação UAB/SETEC/UFMT, Profa. Dra. Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira, a Supervisora de Produção Multimídia e Audiovisual-SPMA, Fátima Maria Pontes Pires, a Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Mídias Digitais para a Educação, Profa. Ms. Claudia da Consolação Moreira, o Coordenador do Curso de Pós-graduação em Informática na Educação e Diretor Adjunto do Instituto de Computação, Prof. Dr. Allan Gonçalves de Oliveira, o Coordenador do Curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional, Prof. Dr. Silas Borges Monteiro, a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Profa. Dra. Rosemery Celeste Petter, o Secretário Municipal de Administração de Água Boa, Luiz Omar Pichetti, a Secretária municipal de Educação de Água Boa, Silvia de Almeida Silva, a Coordenadora do polo de Água Boa, Elis Ribeiro de Abreu, a Secretária de Educação de Arenápolis que representou o Prefeito José Mauro Figueiredo, Profa. Marilândia Borges Aguiar, a Coordenadora do polo de Arenápolis, Profa. Márcia Paulina dos Santos Pinheiro, o Prefeito de Aripuanã, Adir Vieira Ferreira, o Secretário Municipal de Educação e Cultura de Aripuanã, Ermes José dos Reis, a Coordenadora do polo de Aripuanã, Silvia Esteves Grapiuna, a Coordenadora do polo de Canarana, Maria Sicorra da Rosa, a Secretária municipal de Educação de Diamantino, representando o Prefeito Eduardo Capistrano de Oliveira, Profa. Edith Marmos, a Coordenadora do polo de Diamantino, Profa. Donata Glorinha Ferreira Nascimento, a Secretária municipal de Lucas do Rio Verde, Profa. Cleuza Terezinha Marchezan de Marco que representou o Prefeito Flori Luiz Binotti, a Assessora em Educação, Profa. Izana Neia Zanardo, a Coordenadora do polo de apoio presencial de Lucas do Rio Verde, Profa. Juliana Gonçalves de Souza França, a Secretária municipal de Educação de Paranatinga, Profa. Arlinda Barbosa de Arruda Vian que representou o Prefeito Josimar Marques Barbosa, a Coordenadora do polo de Paranatinga, Profa. Julieta Gonçalves dos Reis, o Presidente da Câmara Municipal de Paranatinga, Cícero Pereira Filho e o Vereador Josevaine Silva de Souza, o Coordenador do Polo UAB de Campo Verde, Claudiney Eckert.

Ao todo são 16 municípios atendidos pela UAB/UFMT no estado de Mato Grosso e este ano os processos seletivos foram diferentes dos demais em decorrência do Corona vírus. Para tirar dúvidas em relação a matrícula e rematrícula da Universidade Aberta do Brasil, clique aqui.

A Secretaria de Tecnologia Educacional da UFMT (SETEC), permanece com o atendimento ao público através dos telefones: (65) 3615-6242 (assuntos gerais) e (65) 3615-6272 (secretaria acadêmica).

Para mais informações acesse o site https://www.ufmt.br/secretaria/setec ou utilize os portais de atendimento do projeto UFMT EM REDE: https://ufmtemrede.ufmt.br/publico.

Perdeu a live da Aula Inaugural? Clique aqui para assistir.

Siga a página da UFMT e da SETEC no Instagram:@ufmt.br e @setecufmt

---

Fiama Bamberg
Secretaria de tecnologia educacional SETEC UFMT