Roda de Conversa e Oficinas

NORMAS PARA INSCRIÇÃO NA RODA DE CONVERSA OU NAS OFICINAS

  • É necessário estar devidamente inscrito no SemiEdu 2024;
  • A inscrição na Roda de Conversa ou nas Oficinas é gratuita;
  • As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição;
  • Cada participante deverá optar entre a Roda de Conversa ou uma das Oficinas, pois as atividades ocorrerão simultaneamente no mesmo dia e horário (12/11, terça-feira, das 17h às 19h)
  • Somente os participantes que se inscreverem e assinarem a lista de presença durante a realização da Roda de Conversa ou Oficina receberão o certificado de participação.

RODA DE CONVERSA

Ementa: Esta Roda de Conversa é um momento ímpar de exposição dos participantes sobre os desafios da aprendizagem matemática na escola e possibilidades de superação, por meio da troca de conhecimentos matemáticos e pedagógicos na práxis do aprender e do ensinar matemática na infância. Haverá a permuta de conceitos, procedimentos e estratégias, valorizando as aprendizagens matemáticas iniciais, tão importantes para o desenvolvimento humano e cultural.

Ministrante: Cristiano Alberto Muniz (UnB)

Vagas: 50

Local: Auditório da FACC

Clique aqui para se inscrever

OFICINAS

Ementa: Esta Oficina se propõe a uma análise do gênero charge através de uma metodologia que oportunize aos participantes estratégias para o ensino da LP como L2 para estudantes surdos, numa perspectiva interacionista.

Ministrantes:
• Sebastiana Almeida Souza (UFMT)
• Romário Marques Dias de Oliveira (UFMT)
• Maria Luzia Costa Marques (UFMT)

Vagas: 30

Local: Divulgação em breve

INSCRIÇÕES FECHADAS

 

Ementa: Esta Oficina se propõe à exploração de uma proposta de planejamento docente, utilizando a abordagem educacional ativa, criativa, colaborativa e crítica do STEAM, acrônimo para Science, Technology, Engineering, Art, Math (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), em articulação com competências e habilidades das áreas do conhecimento e da computação em complemento à BNCC.

Ministrantes:
• Waleska Gonçalves de Lima (UFMT)
• Giseli Duardo Maciano (UFMT)
• Cristiano Maciel (UFMT)

Local: Divulgação em breve

Vagas: 20

INSCRIÇÕES FECHADAS

Ementa: Esta oficina, por meio da análise musical, ritmos afro-brasileiros, paródias e criação musical, a partir da obra “A poesia não é luxo”, de Audre Lorde, nos inspira a usar nossas vozes e nossos corpos como instrumentos de mudança e práxis educativa, de modo que possamos nos conectar com nossas ancestralidades, fortalecendo nossos laços coletivos e celebrar nossa história e cultural. A proposta visa a propiciar um momento acolhedor para a expressão artística e cultural, com a percussão pautada no feminismo negro, em sua práxis educativa, fortalecendo a identidade da mulher negra através da música e da ancestralidade e promovendo a conscientização sobre a importância da luta antirracista e emancipatória da mulher negra.

Ministrantes:
• Genecília Aparecida de Ataides Lacerda (UFMT)
• Eni Gonçalves da Silva Cambui (UFMT)

Vagas: 15

Local: Divulgação em breve

INSCRIÇÕES FECHADAS

 

Ementa: A oficina tem como objetivo abordar os desafios enfrentados pelos profissionais da educação no ensino sobre os povos originários. O foco será em apresentar uma atividade inovadora que proporciona uma compreensão mais profunda e impactante sobre as culturas indígenas, contrastando com abordagens convencionais que frequentemente reforçam estereótipos presentes no ensino atual.

Ministrante: Nayla de Jesus Barbosa

Local: Divulgação em breve

Vagas: 30

INSCRIÇÕES FECHADAS

 

Ementa: Esta oficina se propõe a desenvolver a ideia de atividade matemática investigativa e sua contribuição para a construção do conhecimento dos estudantes dos anos iniciais de escolaridade. Em um primeiro momento, será discutido brevemente o que são atividades investigativas em matemática, para, em seguida, analisar algumas atividades de matemática selecionadas, identificando seu potencial como atividades investigativas. Ao longo dessas análises, o grupo será incentivado a desenvolver outras atividades que possam ser utilizadas como investigativas nas aulas de matemática de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Ministrantes:
• Lídia Antonia de Siqueira San Martín de Souza (GRUPEMAI/UFMT)
• Mariana Aline Nita (GRUPEMAI/UFMT)
• Elaine da Silva Fernandes Soares (GRUPEMAI/UFMT)

Local: Divulgação em breve

Vagas: 25

INSCRIÇÕES FECHADAS

 

Ementa: Esta oficina visa a abordar aspectos básicos da superdotação, o contexto histórico das altas habilidades/superdotação, aspectos legais e conceituais e suas implicações no contexto educacional, a identificação e os tipos de atendimento.

Ministrantes:
• Criseida Rowena Zambotto de Lima (CASIES/SEDUC-MT)
• Glaucilene Pereira Leite Winckler Perdomo (CASIES/SEDUC-MT)
• Lilian Paz Gonçalves da Silva (CASIES/SEDUC-MT)

Vagas: 20

Local: Divulgação em breve

INSCRIÇÕES FECHADAS

Ementa: Esta oficina visa a introduzir a CAA, identificar palavras essenciais (core words) e construir uma matriz de comunicação.

Ministrantes:
• Marisa Cristina Almeida Negishi (CASIES/SEDUC-MT)
• Zenilda Ribeiro de Oliveira Rosa da Silva (CASIES/SEDUC-MT)
• Luana Cristine da Silva (CASIES/SEDUC-MT)

Vagas: 25

Local: Divulgação em breve

INSCRIÇÕES FECHADAS

 

Ementa: Esta oficina de prática cartográfica educacional escolar, voltada para cursistas de Licenciaturas em Pedagogia, Geografia e História, bem como para os profissionais docentes já atuantes nas redes de ensino pública ou privada, se propõe a apresentar possibilidades de práticas pedagógicas inovadoras – tanto na disciplina de geografia como nas demais que demandam delimitação especial – com uso dos mapas e atlas escolares.

Ministrante: Marcos Macedo Fernandes Caron (UFMT)

Vagas: 30

Local: Divulgação em breve

INSCRIÇÕES FECHADAS

 

Ementa: Esta oficina se propõe a apresentar os procedimentos e condutas utilizados para o desenvolvimento da autonomia do estudante e da equidade no uso dos espaços, com o objetivo de contribuir com práticas de habilidades essenciais para o trabalho com estudantes com deficiência visual, proporcionando independência.

Ministrantes:
• Cirbene Fátima da Cunha Oliveira (CASIES/SEDUC-MT)
• Márcia Aparecida Molinari da Siva (CASIES/SEDUC-MT)
• Débora Regina Rodrigues Dias (CASIES/SEDUC-MT)

Vagas: 20

Local: Divulgação em breve

INSCRIÇÕES FECHADAS

 

Ementa: Esta oficina se propõe a abranger a origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual, o instrumental necessário para a escrita em Braille e a identificação e representação dos caracteres Braille na leitura e escrita de textos.

Ministrantes:
• Andreia martins Molinari (CASIES/SEDUC-MT)
• Domingas Soares da Silva (CASIES/SEDUC-MT)
• Myrna Mara Rodrigues (CASIES/SEDUC-MT)

Vagas: 20

Local: Divulgação em breve

INSCRIÇÕES FECHADAS

 

Ementa: Esta oficina trata de processo formativo para implementação do Guia “Meninas Quilombolas nas Ciências! Podcast na sala de aula”, que é uma iniciativa da Incubadora Social Feminista e Antirracista do Norte, Nordeste e Amazônia Legal do INCT Caleidoscópio. A proposta visa a trabalhar a oficina “Meninas Quilombolas nas Ciências!” com estudantes ou integrantes da comunidade quilombola de seu território. Esta ação tem como objetivo celebrar e fortalecer as trajetórias educacionais das mulheres quilombolas, destacando suas significativas contribuições para as ciências. A oficina é cuidadosamente estruturada em quatro momentos essenciais, visando explorar, valorizar e compartilhar essas experiências dentro da sala de aula.

Ministrantes:

Zizele Ferreira Dos Santos (UFMT)

Candida Soares da Costa (UFMT)

Vagas: 30

INSCRIÇÕES FECHADAS