27 - 30 Novembro, UFMT, Cuiabá-MT, Brasil

Seminário de Educação 2023

BOAS-VINDAS

O Seminário de Educação, no decorrer de suas mais de 30 edições, demarcou significativo processo de luta, de resistência e de conquistas, anunciando e denunciando questões locais, regionais e também de âmbito nacional.

Neste território de disputas de onde emerge o Seminário de Educação, uma Universidade Pública – lugar de qualificação profissional e produção de conhecimento -, professoras, professores, estudantes, povos do campo, indígenas, quilombolas, migrantes, imigrantes e movimentos sociais populares, nos fazem pensar nas diversas educações e nas linhas que delas fluem, no sentido de seus propósitos, sejam eles em equilíbrio ou em confrontos antagônicos, nos provocando a inquirir a existência de uma pluralidade de educações, significadas subjetiva e coletivamente por quem fez e faz o SemiEdu.

Essas linhas precisam perpassar fronteiras, abrindo-se entradas e saídas que possibilitam fazer educação para e com as diferenças culturais e os movimentos sociais populares. As linhas que falamos, de forma metafórica constituem labirintos, com suas várias e imprevisíveis entradas e saídas.

Nesta edição, damos BOAS-VINDAS ao SemiEdu2023 A EDUCAÇÃO E SEUS ATUAIS LABIRINTOS: QUAL EDUCAÇÃO? COM E PARA QUEM? COM QUAL ESCOLA?