Título: As especificidades do ensino e da aprendizagem de Matemática no 4º e no 5º ano do ensino fundamental com o foco em números e álgebra

Modalidade: ( ) Presencial; ( ) Online; ( X ) Semipresencial

Carga horária total: 80 horas (48 horas presenciais e 32 horas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMT e na escola)

Objetivo(s):
• Propor um espaço de interação entre professores que atuam no 4º e no 5º ano sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática;
• Discutir e aprofundar conceitos matemáticos que são requeridos nas orientações curriculares oficiais para o 4º e o 5º ano, mais especificamente das unidades temáticas “Números” e “Álgebra”;
• Avaliar a potencialidade de propostas de atividades/dinâmicas para as aulas de Matemática do 4º e do 5º ano;
• Interpretar as estratégias empregadas por estudantes do 4º e do 5º ano na resolução de tarefas matemáticas, analisando erros e acertos.

Público-alvo: Professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Número de vagas: 30

Período de realização: de 10/06/24 a 21/10/24

Título: As especificidades do ensino e da aprendizagem de Matemática no 4º e no 5º ano do ensino fundamental com o foco em números e álgebra
Modalidade: Semipresencial 
Carga horária total:  80 horas (48 horas presenciais  e 32 horas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMT e na escola)
Objetivo(s): 
• Propor um espaço de interação entre professores  que atuam no 4º e no 5º ano sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática;
• Discutir e aprofundar conceitos matemáticos que são requeridos nas orientações curriculares oficiais para o 4º e o 5º ano, mais especificamente das unidades temáticas “Números” e “Álgebra”;
• Avaliar a potencialidade de propostas de atividades/dinâmicas para as aulas de Matemática do 4º e do 5º ano;
• Interpretar as estratégias empregadas por estudantes do 4º e do 5º ano na resolução de tarefas matemáticas, analisando erros e acertos.
Público-alvo: Professores que ensinam matemática no 4º e 5º ano    
          
Número de vagas: 30
 
Período de realização: de 10/06/24 a 21/10/24
Instituições envolvidas: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso, Escolas da Rede Privada de Educação do Estado de Mato Grosso.
Grupo(s) de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais (GRUPEMAI) – Link para o Diretório de Grupos de Pesquisa Lattes / CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4000842454863613