A segunda etapa da Pesquisa “Demandas formativas do(a) professor(a) do 5º ano do ensino fundamental em Matemática: um estudo na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá” prevê a realização de ações formativas planejadas a partir do mapeamento das respostas dos professores ao questionário inicial, que objetivou, em primeira instância, identificar as necessidades de formação relacionadas ao ensino de Matemática. De acordo com as demandas referentes aos tópicos matemáticos explorados no 5º ano e a aspectos dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, serão propostos seis temas formativos, nas quais os professores terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos matemáticos e desenvolver, junto a seus alunos, atividades previamente analisadas. As ações ocorrerão ao longo de 17 semanas, entre agosto e dezembro de 2022. Na 8ª semana, ocorrerá um encontro presencial, na UFMT, para avaliação parcial das atividades desenvolvidas até então e replanejamento dos passos seguintes, se necessário. Na 17ª semana, ocorrerá um evento de culminância do projeto, aberto ao meio escolar e acadêmico, no qual os professores compartilharão as experiências vivenciadas ao longo das ações formativas com o público. A carga horária total, para o professor cursista, será de 108 horas. Os tópicos matemáticos serão distribuídos da seguinte forma: Semana 1: Apresentação do AVA; Semanas 2 e 3: Multiplicação e Divisão; Semanas 4 e 5: Álgebra; Semanas 6 e 7: Grandezas e Medidas; Semana 8: momento presencial de avaliação parcial; Semanas 9, 10 e 11: Frações e Decimais; Semanas 12, 13 e 14: Geometria; Semanas 15 e 16: Probabilidade e Estatística. Cada encontro síncrono contemplará três momentos fundamentais: 1. Aprofundamento do tópico matemático; 2. Análise de atividades com fins pedagógicos; 3. Discussão sobre estratégias de alunos do 5º ano na realização das atividades.
- Professor: Marco Antonio Alves Braga
- Professor: Aparecida Carmen Costa de Deus
- Professor: João Pedro Macedo Nascimento Fernandes
A segunda etapa da Pesquisa “Demandas formativas do(a) professor(a) do 5º ano do ensino fundamental em Matemática: um estudo na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá” prevê a realização de ações formativas planejadas a partir do mapeamento das respostas dos professores ao questionário inicial, que objetivou, em primeira instância, identificar as necessidades de formação relacionadas ao ensino de Matemática. De acordo com as demandas referentes aos tópicos matemáticos explorados no 5º ano e a aspectos dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, serão propostos seis temas formativos, nas quais os professores terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos matemáticos e desenvolver, junto a seus alunos, atividades previamente analisadas. As ações ocorrerão ao longo de 17 semanas, entre agosto e dezembro de 2022. Na 8ª semana, ocorrerá um encontro presencial, na UFMT, para avaliação parcial das atividades desenvolvidas até então e replanejamento dos passos seguintes, se necessário. Na 17ª semana, ocorrerá um evento de culminância do projeto, aberto ao meio escolar e acadêmico, no qual os professores compartilharão as experiências vivenciadas ao longo das ações formativas com o público. A carga horária total, para o professor cursista, será de 108 horas. Os tópicos matemáticos serão distribuídos da seguinte forma: Semana 1: Apresentação do AVA; Semanas 2 e 3: Multiplicação e Divisão; Semanas 4 e 5: Álgebra; Semanas 6 e 7: Grandezas e Medidas; Semana 8: momento presencial de avaliação parcial; Semanas 9, 10 e 11: Frações e Decimais; Semanas 12, 13 e 14: Geometria; Semanas 15 e 16: Probabilidade e Estatística. Cada encontro síncrono contemplará três momentos fundamentais: 1. Aprofundamento do tópico matemático; 2. Análise de atividades com fins pedagógicos; 3. Discussão sobre estratégias de alunos do 5º ano na realização das atividades.
- Professor: MARIANA ALINE NITA
- Professor: Lídia Antonia de Siqueira San Martín de Souza
- Professor: Gabriela Caloi Loss
- Professor: Fabiana de Castro Silva
- Professor: SUELI FANIZZI
- Professor: VANESSA LACERDA TAROUCO
- Professor: Gasiele Leal Martins