26, 27 e 28 de Novembro
Seminário de Educação 2025
VII Encontro de Educaçã0 Escolar Quilombola
Confluências entre saberes quilombolas, indígenas, campesinos e acadêmicos na construção de educações decoloniais
BOAS-VINDAS
O Seminário de Educação (SemiEdu) chega à sua 33ª edição em 2025, consolidando-se como um dos mais significativos espaços de diálogo, divulgação de pesquisas e de formação continuada de docentes da região Centro-Oeste. Mais do que um evento acadêmico, o SemiEdu é território de escuta, de trocas, (re)construção epistemológica e insurgência pedagógica. Esta edição, em especial, confluirá com o VII Encontro de Educação Escolar Quilombola, entrelaçando-se em uma única proposta formativa, política, cultural e profundamente comprometida com a justiça epistêmica, com os direitos educacionais diversos e com a valorização dos saberes pluriversais.
É um evento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Instituto de Educação (IE) da UFMT. A cada ano, um ou mais grupos de estudos e pesquisas assumem a organização. Neste ano, a Prof.ª Dr.ª Suely Dulce de Castilho (GEPEQ/UFMT) e o Prof. Dr. Edson Caetano (GEPTE/UFMT) estão na coordenação. Contam com o envolvimento ativo de docentes, discentes, técnicos(as) da UFMT, comunidades escolares quilombolas, comunidades escolares e conselhos de educação indígena, escolas campesinas, mestres e mestras dos saberes tradicionais e movimentos sociais. Dessa forma, o SemiEdu e o VII Encontro de Educação Quilombola se reafirmam como lugar de produção e trocas de conhecimentos, oriundos de outros lugares, outras concepções e outros sujeitos epistêmicos.
Em 2025, o evento traz como tema central as confluências entre saberes quilombolas, indígenas, campesinos e acadêmicos na construção de educações decoloniais, reafirmando seu compromisso com a produção de conhecimento situado, que emerge da territorialidade, do chão das escolas, das lutas dos povos, dos enfrentamentos cotidianos contra a colonialidade do poder, do saber e do ser. Por isso, o evento firma seu compromisso com uma formação que reconhece e valoriza as práticas docentes que insurgem dos territórios, que constroem redes de resistência e que alicerçam outras possibilidades de existência educacional – baseadas na pluriversalidade, na ancestralidade e na justiça cognitiva e curricular.
A programação inclui conferências, mesas de discussão, oficinas, apresentações culturais, exposições de produtos e artes étnicas, comunicações científicas em Grupos de Trabalho (GTs), o evento tensiona os saberes e práticas escolares a partir de diferentes perspectivas: das tecnologias sociais ancestrais às pedagogias da presença; das políticas públicas para povos originários aos multiletramentos tradicionais. Toda a organização do evento é colaborativa e territorializada. Buscará evidenciar o protagonismo de estudantes, professores/as, gestores/as, lideranças comunitárias dos territórios tradicionais e originários e pesquisadoras/es comprometidos com as lutas antirracistas e decoloniais.
A identidade visual do SemiEdu 2025 e do VII Encontro de Educação Escolar Quilombola inspira-se no mapa invertido da Abya Yala (América Latina). Obra de Joaquim Torres Garcia (1943). A releitura sinaliza a urgência de inverter os olhares, reorientar as produções de sentidos; e reconhecer os saberes plurais na mesma simetria e importância que se tem atribuído aos saberes considerados “universais”. Ao se reconhecer como parte dessa geopolítica, o evento reafirma seu compromisso com a produção de uma educação radicalmente equânime, plural e enraizada nas sabedorias ancestrais, tradicionais ou recriadas; nas memórias de luta dos povos negros, quilombolas, indígenas entre outras, e de suas resistências.
Assim, nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2025, a UFMT, o PPGE, o SemiEdu e o VII Encontro de Educação Escolar Quilombola convidam você para entrar neste círculo de trocas de saberes e experiências; denunciar as ausências e anunciar possibilidades. Nesse contexto, o chão é fértil e a esperança é verbo em movimento.
Participe!
Suely Dulce de Castilho
Coordenadora geral
* DESCONTOS EXCLUSIVOS AOS PARTICIPANTES (SEMIEDU 2024)
(Será necessário apresentar o crachá do evento)
Churrascaria JP Steak House: dias 11, 12 e 13 de novembro, almoço por R$ 64,90 e jantar por R$ 49,90;
Casa 7: dias 12 e 13 de novembro, 25% de desconto no horário do almoço;
Peixaria Primus: dias 12 e 13 de novembro, 10% de desconto no horário do almoço