NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

Nesta edição do evento serão aceitos trabalhos organizados a partir das Normas Técnicas a seguir: NBR 6022/2003 e NBR 10520/2023.

Os trabalhos que contiverem identificação de autores (as) nas informações do arquivo ou no texto, serão rejeitados por quebra de anonimato.

Os trabalhos serão avaliados em duas etapas. Na primeira, o trabalho será avaliado quanto ao formato, nessa fase serão analisados os seguintes aspectos: 1. arquivo no template do evento e 2. arquivo adequado à modalidade inscrita (poster, artigo, relato de experiência e oficina); 3. arquivo em acordo com as normas do evento. Na segunda, em relação ao conteúdo, pertinência/relevância do trabalho e qualidade de apresentação da discussão proposta.

O material aceito será utilizado para publicação nos anais do evento, posteriormente. Para composição dos anais poderá ser solicitada a correção/revisão linguística do texto por parte dos (as) autores (as).

Para a modalidade artigo, caso os resultados de pesquisa sejam advindos de investigação com participantes, em nota de rodapé, solicita-se número de aprovação do projeto pelo Comitê de ética em pesquisa.

Os trabalhos submetidos devem obedecer às seguintes normas gerais:

1. Estar inserido em um dos GTs indicados;
2. Ter no máximo 4 autores, desde que um dos autores seja o (a) orientador (a);
3. Apresentar qualidade de texto e de ideias;
4. Possuir base teórica explicitada;
5. Significar contribuição teórica – epistemológica ou metodológica – ou prática para um dos campos representados pelos GTs;
6. Para pesquisa em estágio inicial, a apresentação deverá ser realizada na modalidade pôster.

Atenção: cada autor(a) poderá submeter apenas 1 trabalho e a coautoria é permitida para até 3 trabalhos. Cada participante poderá submeter no máximo três trabalhos, sem limites de quantidade de trabalhos para o (a) orientador (a).


Em caso de trabalhos com mais de um (a) autor (a), deve-se observar as seguintes regras:
• Apenas um (a) deles (as) será o autor/a responsável pelo registro ou atualizaçãodos metadados do trabalho (título, resumo e palavras-chave) e também pelo envio do trabalho completo;
• O (a) próprio (a) autor (a) indicará quem são os (as) coautores (as) do trabalho, na aba de submissão;
• Não será permitida a inserção de coautores (as) após o período de submissão dos trabalhos;
• Todos deverão pagar a taxa de inscrição (valor conforme a categoria de cada autor);
• O não pagamento da taxa de inscrição pelo (a) autor (a) ou coautores (as) implica na impossibilidade de participação no evento;
• Não haverá devolução de taxa em qualquer hipótese.

Os trabalhos em formato de pôster somente serão aceitos se:

1. Contiverem um resumo no mínimo 100 (cem) e no máximo 200 (duzentas) palavras e com no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) palavras-chave;
2. Apresentarem em sua estrutura quatro conteúdos básicos: introdução, objetivos, procedimentos metodológicos e, principais resultados/conclusões;
3. Contiverem, entre 1.000 e 1.500 palavras, incluindo elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Atenção: os (as) participantes devem utilizar o template desse formato de trabalho para submissão de proposta e para apresentação no evento.

Os trabalhos em fomato de artigo completo somente serão aceitos se:

1. Contiverem um resumo no mínimo 100 (cem) e no máximo 200 (duzentas) palavras e com no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) palavras-chave;
2. Apresentarem em sua estrutura quatro conteúdos básicos: introdução, objetivos,procedimentos metodológicos e, principais resultados/conclusões;
3. Contiverem, entre 3.000 e 4.000 palavras, incluindo elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Atenção: os (as) participantes devem utilizar o template desse formato de trabalho para submissão de proposta e para apresentação no evento.

Os trabalhos em formato de relatos de experiência somente serão aceitos se:

1. Contiverem um resumo no mínimo 100 (cem) e no máximo 200 (duzentas) palavras e com no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) palavras-chave.
2. Apresentarem em sua estrutura quatro conteúdos básicos: introdução, objetivos,procedimentos metodológicos e, principais resultados/conclusões;
3. Contiverem, entre 1.700 e 3.000 palavras, incluindo elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Atenção: os (as) participantes devem utilizar o template desse formato de trabalho para submissão de proposta e para apresentação no evento.


As propostas de oficinas somente serão aceitas se:

1. Apresentarem uma proposta teórico-prática de uma temática (vinculada a um dos GT’s) abrangendo os seguintes itens: identificação do trabalho como OFICINA e o GT respectivo; título; justificativa; objetivos; metodologia e recursos didáticos e referências a ser utilizada, contendo;
2. Contiverem, até 1.000 palavras, incluídas as notas, referências, os quadros e tabelas, se for o caso.

Atenção: os (as) participantes devem utilizar o template desse formato de trabalho para submissão de proposta e para apresentação no evento.

Os trabalhos somente serão avaliados se:

• O arquivo for enviado através do sistema de upload do site (após login e senha, na página de inscrição) até a data limite especificada pela Coordenação deste Seminário;
• Atenderem as especificações contidas no Template de cada formato de trabalho;
• Utilizarem o formato de arquivo do Template;
• O arquivo do trabalho não exceder o limite de 6mb.