GT01 – CULTURAS ESCOLARES E LINGUAGENS
Coordenadores/as: Bárbara Cortella; Cleo Ferreira Gomes; Evando Carlos Moreira; Leonardo Borne
Ementa:Este GT abre espaço para a apresentação de trabalhos resultantes de pesquisas que envolvam temas sobre o corpo, a arte, e suas respectivas linguagens, relacionando-os com os temas da Cultura e da Educação. As faladas com palavras, com movimentos, com sons, assim como as silenciadas, as ocultas, aquelas aprendidas com a natureza, aquelas determinadas pela vivência social ou pelas mentalidades que orientam os dias atuais.
GT 2 – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Coordenadores/as: Katia Morosov Alonso; Cristiano Maciel; Danilo Garcia da Silva; Tereza Fernandes; Alexandre dos Anjos; Ana Lara Casagrande; Cristiane Koehler
Ementa:O GT tem por objetivo socializar pesquisas sobre Educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação, educomunicação, educação para mídias e Interação Humano-Computador. Pretende ainda promover debates e reflexões sobre formação caracterizada pela superação da disjunção espaço/tempo, tendo em vista políticas públicas e metodologias que ensejem (re)pensar outras e novas formas sobre o ensinar e aprender na contemporaneidade, incluindo a educação a distância.
GT 3 – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES CULTURAIS
Coordenadora: Suely Dulce de Castilho
Ementa: O GT tem como objetivo problematizar e patentear a diversidade na educação, em termos de necessidade de formação específica (mas, também plural – do local ao global), voltada para contemplar os diferentes grupos sociais e culturais nas suas necessidades formativas. A tônica será problematizar o monoculturalismo versus multiculturalismo curricular, em termos de sua intenção modelizadora. Está aberto para discutir ênfases e omissões dos vários currículos, como propostas educacionais, na educação formal e não-formal e, sobretudo, apresentar novas reflexões que contribuam para o avanço da educação comprometida com o desenvolvimento humano na sua natural Pluralidade.
GT 4 – EDUCAÇÃO E POVOS INDÍGENAS
Coordenadores/as: Beleni Saléte Grando; Isabel Taukane; Neide da Silva Campos
Ementa:O GT tem a intenção de socializar pesquisas e experiências pedagógicas relacionadas com a temática da educação indígena e educação escolar indígena, debater sobre os impactos do processo de escolarização sobre as comunidades indígenas, discutir os fundamentos epistemológicos que sustentam os pressupostos de Interculturalidade e compreender a discussão de território como parte integrante da educação indígena.
GT 5 – EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA
Coordenadores/as: Tatiane Lebre Dias e Marcia dos Santos Ferreira
Ementa:O GT objetiva destacar as contribuições de diferentes abordagens da ciência psicológica à Educação, sendo esta última compreendida tanto no seu âmbito formal quanto informal, partindo do princípio que as limitações e dificuldades do trabalho educativo decorrem, entre outras coisas, da própria complexidade do psiquismo humano na articulação com as dimensões histórica, social e cultural. Articular conhecimentos acerca da relação entre processos de desenvolvimento e aprendizagem. Refletir o papel da Psicologia na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
GT 6 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E ARTE
Coordenadores/as: Giseli Dalla-Nora; Elni Willms; Thiago Luiz; Debora Erileia Pedrotti Mansilla; Cássia Fabiane dos Santos Souza; Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes; Herman Hudson de Oliveira; Tatiani do Carmo Nardi
Ementa:O GT objetiva a discussão e socialização das pesquisas em educação ambiental nos territórios mato-grossenses e para além dele, evidenciando a urgência da inclusão social com a proteção ecológica, por meio de conceitos (episteme), vivências (práxis) e ética (axioma). Sob a perspectiva dos movimentos sociais, acolhe o debate com diversos grupos sociais em situação de vulnerabilidade, buscando respeitar os direitos humanos e da Terra. Abre diálogos com conceitos contemporâneos do Antropoceno e afins, do colapso climático, do negacionismo, fake-news, da escola, dos diálogos com a comunidade, da educação popular, da educomunicação e da arte.
GT 7 - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Coordenadores/as: Irene Cristina de Mello; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro; Mariuce Campos de Moares; Graziele Borges de Oliveira Pena; Graciela da Silva Oliveira
Ementa:O GT tem como objetivo incentivar e divulgar resultados de experiências didáticas e de investigações que possam contribuir para consolidar, aprofundar e fortalecer o ensino e a pesquisa no campo da Educação em Ciências. O GT congrega trabalhos, comunicações e pôsteres que trazem aspectos relevantes dos enfoques e tendências atuais em Educação em Ciências.
GT 8 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Coordenadores/as: Coordenadores/as: Adelmo Carvalho da Silva; Jacqueline Borges de Paula; Gladys Denise Wielewski; Marta Maria Pontin Darsie; Sueli Fanizzi; Rute Cristina Domingos da Palma
Ementa:O GT visa congregar pesquisadores e oportunizar a divulgação de investigações e inovações de questões educativas específicas da Educação Matemática. Os trabalhos apresentados neste GT trazem aspectos relevantes dos enfoques e tendências em Educação Matemática e abordam temas de interesse relacionados com os debates e problemáticas atuais da área. Também promove a reflexão acerca dos rumos e resultados que tomam as pesquisas sobre a área e sua inserção no contexto das Escolas Públicas.
GT 9 – INFÂNCIAS E CRIANÇAS
Coordenadores/as: Daniela Barros da Silva Freire Andrade e Érica Nayla Harrich Teibel
Ementa: O GT objetiva socializar e debater estudos empíricos relacionados à educação de crianças até 10 anos em diferentes contextos socioeducativos, além de destacar os estudos sobre a Educação Infantil (creche e pré-escola) propriamente dita. Inspirado nas noções de visibilidade cívica e científica de crianças, leva em consideração diferentes perspectivas teórico-metodológicas e áreas do conhecimento para o estudo de temas tais como: o estatuto social da criança na sociedade contemporânea, o compartilhamento das significações a seu respeito, práticas sociais destinadas à infância, a construção do conhecimento social pela criança e processos identitários decorrentes – profissionalidade docente e autorias infantis.
GT 10 - ENSINO, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Coordenadores/as: Geniana dos Santos e Ozerina Victor de Oliveira
Ementa:O GT busca constituir um espaço significativo de diálogo entre educadores e pesquisadores sobre pesquisas que tratam de questões atinentes aos sentidos, significados e práxis configuradores das formas de pensar, organizar e gerir o espaço, o tempo e o conhecimento no contexto pedagógico em instituições escolares e não escolares. A discussão neste Grupo parte da compreensão de que a educação, a organização escolar e a prática pedagógica constituem prática de significação e prática social. Assim, este Grupo tem interesse em trazer para o debate a produção de conhecimento de pesquisadores dos campos do Ensino, do Currículo e da Organização Escolar com a finalidade de contribuir com o processo de pensar articuladamente a pedagogia, a formação docente e a produção de hegemonia, visando a ressignificação de práticas pedagógicas e a indicação de caminhos para novas investigações.
GT 12 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenadores/as: Filomena Maria de Arruda Monteiro
Ementa: O GT pretende aprofundar estudos sobre a formação de professores em várias instâncias, tendo como eixo as questões do cotidiano escolar, sob o olhar investigativo dos profissionais da educação. Visa também realizar análises da gestão e organização escolar, bem como das políticas públicas de formação, sob uma concepção emancipatória e construtiva da profissionalidade.
GT 13 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Coordenadoras: Elizabeth Figueiredo de Sá e Marijane Silveira da Silva
Ementa:O GT objetiva divulgar investigações historiográficas sobre a Educação, abordando-a sob uma perspectiva local, regional ou nacional, bem como estudos acerca de questões teórico-metodológicas da História da Educação.
GT 14 – MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Coordenadores/as: Luiz Augusto Passos e Maria Aparecida Rezende
Ementa: Este GT se abre ao debate da educação, em suas distintas versões e possibilidades nos espaços sociais. Destaca a contribuição que a sociedade civil organizada e os movimentos sociais populares têm oferecido no sentido de participar, por meio da mediação pedagógica, dos processos de democratização da sociedade. Fazem parte do temário em debate: a luta por escola e seu impacto nas políticas governamentais; as experiências pedagógicas no âmbito dos movimentos sociais e das organizações civis; e toda e qualquer proposta alternativa para superar a precária situação educacional, de miséria e de desigualdades que acometem a população brasileira.
GT 15 – RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO
Coordenadoras: Candida Soares da Costa e Ana Luisa Alves Cordeiro
Ementa: O GT discute as Relações Raciais e Educação, abordando as desigualdades raciais presentes na sociedade e no sistema educacional brasileiro. São explorados aspectos históricos das relações raciais no Brasil, a relevância dos(as) africanos(as) e seus(as) descendentes na produção da cultura em suas dimensões material e imaterial, no Brasil e na diáspora; Relações Raciais e Educação; Educação Escolar Quilombola; Raça e Interseccionalidades de Gênero, Sexualidade, entre outras, na Educação; Políticas de Ações Afirmativas, Relações Raciais, Práticas Pedagógicas e Currículo.
GT 16 – TRABALHO E EDUCAÇÃO
Coordenador: Edson Caetano
Ementa: Este Grupo de Trabalho se ocupa da discussão sobre as relações entre o mundo trabalho e a educação, enfocando temáticas como: trabalho na sua dimensão ontológica e nas suas formas históricas de trabalho, formação profissional, formação sindical, reestruturação produtiva, organização e gestão do trabalho, trabalho e escolaridade, trabalho e educação básica, educação de jovens e adultos trabalhadores, trabalho e educação nos movimentos sociais, trabalho docente, trabalho associado, cultura do trabalho, dentre outras que tomam a relação entre o trabalho e a educação como eixo de análise.